REDES SOCIAIS

26°C

Chuvas no RS: Lula pede a Alckmin ações para baratear eletrodomésticos da chamada ‘linha branca’

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cobrou nesta quarta-feira (29), do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, ações que permitam o barateamento de eletrodomésticos da chamada “linha branca” ? como geladeira, máquina de lavar e fogão.

O petista fez a cobrança durante evento no Palácio do Planalto em que o governo anunciou novas medidas de apoio ao Rio Grande do Sul em razão das fortes chuvas no estado.

“As pessoas precisam do dinheiro para comprar o mínimo necessário, para comprar uma roupa, para comprar um chinelo, para comprar um fogão, para comprar uma geladeira, e nós sabemos da dificuldade”, disse Lula.

“Eu já pedi para o Alckmin conversar com os companheiros que fabricam a linha branca para que, neste momento no Rio Grande do Sul, as pessoas levem em conta que a gente vai ter que oferecer produtos da mesma qualidade, mas mais baratos, para que o setor também possa dar contribuição como aconteceu com o setor da carne”, completou o petista.

Em 2009, durante o seu segundo mandato como presidente, Lula lançou um programa que reduziu o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sobre itens da linha branca.

window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

Projeto no Congresso

O texto ainda terá de ser analisado pelo Senado para ser enviado à sanção presidencial e entrar em vigor. A isenção vale apenas para artigos produzidos no Brasil e se aplicam a:

  • fogões de cozinha;
  • refrigeradores;
  • máquinas de lavar roupa;
  • tanquinhos;
  • cadeiras e sofás;
  • mesas e armários.

O texto é amplo e se estende a todos os municípios mencionados em decretos de emergência ou calamidade pública, ou seja, não se destinaria apenas às cidades gaúchas.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS