O candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT) cumpriu agenda com apoiadores neste domingo (11) em Porto Alegre. O ex-governador do Ceará participou de um evento do partido na quadra de uma escola de samba, ao lado do candidato da sigla ao governo do RS, Vieira da Cunha.
Este foi o segundo dia de mobilização no Rio Grande do Sul. No sábado (10), ele apresentou propostas econômicas. Também na Capital, um apoiador do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) foi contido após uma confusão com a equipe de Ciro.
Ciro citou os números do desemprego, falando que, no futuro, essa parcela da população não terá proteção previdenciária se não forem promovidas mudanças nas políticas públicas sobre trabalho.
“O Brasil hoje, por números frios, se frios pudéssemos ser diante dessa tragédia humana, de cada 100 trabalhadores e trabalhadoras, de cada 100 brasileiros, 70 ou estão abertamente desempregados, ou estão no desalento, desistiram de procurar emprego ou estão empurrados para a mais selvagem informalidade de toda a história do Brasil”, diz.
O candidato do PDT, terceiro lugar nas últimas pesquisas Ipec e Datafolha, criticou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que concorre novamente, e Bolsonaro.
“Essa polarização odienta que Lula e Bolsonaro celebram estão levando o Brasil para dançar na beira do abismo. Eu quero reconciliar o Brasil”, fala.
Agenda no RS
No sábado, Ciro esteve em Passo Fundo, na Região Norte, em um evento do partido para o lançamento da candidatura a vice-governadora do Rio Grande do Sul Regina Costa, na chapa do candidato Vieira da Cunha, também do PDT. A oficialização do nome ocorreu no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Osório Porto, no Centro da cidade.
Durante a tarde, Ciro viajou para Porto Alegre para visitar o Acampamento Farroupilha, montado no Parque Harmonia, localizado na Avenida Loureiro da Silva.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Fonte G1 Brasília