A ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, informou neste domingo (5) que quase 60% dos candidatos participaram da primeira fase de provas da edição 2025 do Concurso Unificado Nacional (CNU), o “Enem dos Concursos”.
Segundo ela, a abstenção ? o percentual de pessoas que não compareceu ao exame ? foi de 42,8%. O índice é menor do que o registrado no ano passado, quando 54,12% dos inscritos não fizeram as provas.
Mais de 760 mil pessoas se inscreveram para participar do maior concurso público do país. Pela manhã, a ministra já havia adiantado que a expectativa era de que a abstenção fosse mais baixa do que o índice obtido em 2024.
“A abstenção foi de 42,8%, o que significa que quase 60% das pessoas inscritas efetivamente fizeram a prova. Um aumento muito grande em relação ao ano passado, como a gente já imaginava”, afirmou Esther Dweck em entrevista à imprensa.
- AO VIVO: confira as últimas informações do CNU
- CORREÇÃO NO g1: acompanhe os gabaritos extraoficiais da primeira fase
A expectativa é que o gabarito preliminar da primeira fase do exame seja divulgado nesta segunda-feira (6).
Segundo a ministra, a divulgação deve ocorrer às 10h. Com os gabaritos, o candidato também poderão identificar qual é o seu caderno de prova.
“Amanhã, as pessoas vão saber quantos gabaritos tinham e qual era a prova que a pessoa fez. Existe uma maneira de identificar, e ela vai saber. Tem mais de um gabarito. Amanhã as pessoas vão saber”, declarou a ministra.
Segundo o cronograma, as notas da primeira etapa devem ser conhecidas em 12 de novembro. Candidatos classificados para a segunda fase farão provas discursivas em 7 de dezembro.
As primeiras listas de classificação devem ser divulgadas em 20 de fevereiro de 2026. O cronograma também prevê que as convocações comecem em março do próximo ano.
Aplicação das provas foi ‘tranquila’, diz ministra
Conhecido como “Enem dos concursos”, o certame está em sua segunda edição. As provas foram aplicadas em 228 cidades em todo o Brasil.
À imprensa, Esther Dweck destacou que a aplicação da primeira fase do exame ocorreu “de forma tranquila”.
“Nesta segunda edição, a prova ocorreu de forma tranquila, praticamente sem intercorrências. Isso é fruto de um trabalho conjunto de órgãos do governo federal”, disse.
Ao longo deste domingo, apenas um local de prova enfrentou problemas. O Ministério da Gestão e Inovação informou que a Escola Estadual Inspetora Dulcineia Varela Moura, em Manaus (AM), ficou sem energia elétrica.
Os mais de 400 candidatos inscritos na unidade tiveram de esperar para realizar o exame. Segundo a pasta, eles receberam um tempo adicional para concluir as provas.
CNU em números
O certame oferta 3.652 vagas no total (sendo 3.144 para nível superior e 508 para nível intermediário). Serão 2.480 vagas imediatas e 1.172 vagas para provimento no curto prazo após a homologação dos resultados. As vagas estão distribuídas em 32 órgãos.
Os cargos foram agrupados em 9 blocos temáticos, com a mesma sistemática de inscrição para diferentes cargos dentro do mesmo bloco, com definição de lista de preferência.
O Ministério da Gestão e da Inovação informou que 761.545 pessoas se inscreveram para as provas. Do total, 252.596 inscrições homologadas foram para as cotas destinadas a pessoas negras, indígenas, quilombolas e com deficiência.
Fonte G1 Brasília