REDES SOCIAIS

40°C

Com candidatura voltada para mulheres, Janaina reúne mais de 800 apoiadoras em comitê

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

image

Em um ritmo intenso de campanha nos municípios de Cuiabá em Várzea Grande, a deputada estadual e candidata à reeleição Janaina Riva (MDB), reuniu na noite desta segunda-feira (19), na capital, cerca de 800 mulheres no comitê central da candidata. Com uma fala sobre empoderamento, união e incentivo a outras mulheres, Janaina convocou as pessoas presentes para que façam uma corrente e a elejam como a representante delas novamente.

“Até pouco tempo atrás nós dizíamos e era verdade que mulher não votada em mulher. Mas nós conseguimos mudar essa realidade e hoje tenho orgulho de dizer que as pesquisas apontam que 70% das pessoas que votam em mim são mulheres que se sentem representadas por meu trabalho e ver uma reunião lotada dessas em plena segunda-feira só comprova isso. Eu estou com vocês e é com a força de cada uma aqui presente, que nós vamos fazer a diferença. Cada uma de nós vai puxando a outra e é por isso que esta noite, temos mulheres tão fortes aqui reunidas. Este é um estado onde nós, mulheres quebramos barreiras e estamos vencendo os desafios. Nunca na história desse estado uma mulher havia sido a mais votada como deputada estadual e em 2018 quebramos esse record, nunca nos 150 anos de história do parlamento uma mulher havia assumido a presidência da Assembleia, e em 2019 quebramos esse record também. E agora, todas nós, unidas e mais unidas do que nunca vamos quebrar mais barreiras”, disse a deputada.

Janaina falou sobre a importância do protagonismo feminino e sobre representatividade nos espaços de poder. “Eu disse há pouco em outra reunião que há muito tempo deixei de ser chamada de ‘a filha do Riva’ e também não pretendo ser conhecida como ‘a nora do senador Wellington’, sou protagonista da minha própria história, sou a deputada de Mato Grosso e tenho orgulho de representar mulheres tão fortes como vocês, que votam em mim não apenas por eu ser mulher, mas realmente por representar vocês com competência, independência e muita personalidade. Vejo aqui que esta noite conseguimos reunir mulheres que trabalham em serviços gerais, donas de casa, empresárias, militares, professoras, jornalistas, advogadas e tantas outras profissionais, que também protagonizam suas histórias e que de forma voluntária vieram me abraçar. Para vocês, quero dizer que o mandato não é meu, é de vocês e vou trabalhar muito para que esse seja o melhor da minha vida”, disse.

Janaina lembrou da batalha por mais igualdade que todas as mulheres ainda travam diariamente por melhores condições de vida para si e para seus filhos e falou sobre o trabalho que tem feito na Assembleia em busca de mais qualificação profissional, geração de emprego e renda, bem como a luta pelos direitos das pessoas com deficiência e das mulheres. “O meu trabalho tem um pouco de cada uma de vocês que estão aqui. Seja na luta por mulheres como a Mariana que aqui está que representando as mães de autistas, pelas mulheres negras, pelas mulheres vulneráveis ou pelas que são vítimas de violência doméstica. Eu consigo atuar por vocês por que enxergo vocês, e é por isso consigo trabalhar em leis que vão ao encontro do anseio de cada uma, seja com relação à pobreza menstrual ou pela proteção e segurança de mulheres vítimas de violência ou lutando pelas servidoras cujos filhos possuem deficiências graves”, explicou.

A deputada encerrou sua fala lançando um desafio para as mulheres presentes para que nos próximos 12 dias sejam multiplicadoras de ideias e a ajudem a conquistar o voto de mais mulheres e homens. “Eu quero que vocês mandem mensagem para os seus amigos e familiares e exerçam essa liderança que vocês têm para me ajudar a voltar para Assembleia Legislativa como a deputada mais votada. Tenho os pés no chão e sei que o já ganhou é irmão do já perdeu e não podemos achar que o jogo está ganho. Eu preciso perguntar para vocês se vocês estão preparadas para o que o futuro nos guarda, por que estou decidida que esta é a minha última eleição como deputada estadual e quero contar com o voto de vocês, mulheres, agora e daqui a quatro anos, em outro desafio da vida pública. Estão preparadas?”, finalizou sendo ovacionada.

Além das mulheres da família da candidata como a mãe, Janete Riva, a irmã Jéssica, a filha Sophia e a avó Maria, estiveram presentes também a esposa do senador Wellington Fagundes, Mariene Fagundes, que é sogra da deputada e que no ato representou o senador, Monica Carvalho, esposa do candidato a suplente de senador Mauro Carvalho, a vice-prefeita de Poconé Soenil Clarinda, a secretária de estado de Agricultura Familiar Teté Bezerra, sindicalistas, servidoras públicas, candidatas a deputadas federais, ex-vereadoras, vereadoras e suplentes, secretárias municipais, mulheres de cooperativas de todo o estado, dentre outras.

Atuação pelas mulheres

Das 47 leis de autoria de Janaina que estão em vigor atualmente em Mato Grosso, 11 (23,40%), são voltadas para a defesa dos direitos e proteção das mulheres. A mais recente lei sancionada foi a 11.889, publicada na última semana, no Diário Oficial, que institui em Mato Grosso um programa de cooperação e o código sinal vermelho de combate à violência contra a mulher.

Segundo Janaina, a experiência como parlamentar e os mais de 40 projetos de lei já apresentados voltados para temática de defesa da mulher, comprovam que é a mulher quem entende a demanda de outras mulheres, daí a importância de votar em mulheres que tem serviço prestado.

Confira algumas das leis em vigor voltadas para as mulheres:

Lei Ordinária – 11889/2022 – Institui o Programa de Cooperação e o Código Sinal Vermelho no âmbito do Estado de Mato Grosso, visando ao combate e à prevenção à violência contra a mulher.

Lei Ordinária – 11852/2022 – Garante a toda mulher o direito a ter acompanhante, pessoa de sua livre escolha, nas consultas e exames, inclusive os ginecológicos, nos estabelecimentos públicos e privados de saúde.

Lei Ordinária – 11707/2022 – Dá às mulheres vítimas de atos de Violência, preconceito ou desrespeito, o direito a retirar de sites de notícias, bem como de qualquer veículo de comunicação, matérias e fotos e vídeos que a exponham em até 24 horas.

Lei Ordinária – 11615/2021 – Garante acesso gratuito às meninas de baixa renda que estejam matriculadas nas escolas públicas estaduais aos de Absorventes Higiênicos.

Lei Ordinária – 11413/2021 – Institui o Programa de Exame de Mamografia Móvel no âmbito do Estado de Mato Grosso – Programa MAMÓVEL.

Lei Ordinária – 10971/2019 – Institui o Selo Estadual Prefeitura Amiga das Mulheres para incentivo da contratação de mais mulheres na administração pública.

Lei Ordinária – 10784/2018 – Institui a Política Estadual de Formação e Capacitação Continuada de Mulheres para o Mercado de Trabalho.

Lei Ordinária – 10760/2018 – Institui a Campanha Permanente de Combate ao Machismo e Valorização das Mulheres na rede pública estadual.

Lei Ordinária – 10745/2018 – Garante prioridade à mulher chefe de família, à mulher idosa e à mulher com deficiência nos programas habitacionais populares.

Lei Ordinária – 10506/2017 – Torna obrigatório o atendimento hospitalar diferenciado multidisciplinar às crianças e mulheres vítimas de violência sexual.

Fonte: Isso É Notícia

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS