Durante o debate entre os candidatos à presidência da República, no domingo (16), o presidente Jair Bolsonaro tentou se referir à visita que Lula fez ao Complexo do Alemão, na semana passada, mas falou em Complexo do Salgueiro.
O primeiro conjunto de comunidades, de fato visitado pelo ex-presidente, fica na Zona Norte do Rio e reúne 16 favelas:
- Baiana;
- Casinhas;
- Grota;
- Itararé;
- Matinha;
- Mineiros;
- Morro do Adeus;
- Morro do Alemão;
- Alvorada;
- Nova Brasília;
- Pedra do Sapo;
- Reservatório de Ramos;
- Palmeiras;
- Fazendinha;
- Areal;
- Coqueiro.
Leia
Dados do IBGE, de 2010, mostram que a região possui 69.143 habitantes, e é uma região administrativa da cidade do Rio de Janeiro com mais de 21 mil domicílios.
O Alemão já foi mostrado na novela ?Salve Jorge?, de Glória Perez, de 2012, e exibido também durante a retomada do conjunto favelas para a implantação do projeto das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP).
Complexo do Salgueiro já foi cantado em rap
Já o Complexo do Salgueiro fica a mais de 37km do Complexo do Alemão, no município de São Gonçalo, região metropolitana do estado do Rio de Janeiro, e é formado por sete favelas:
- Fazenda,
- Itaoca;
- Itaúna;
- Luiz Caçador;
- Palmeiras;
- Recanto das Acácias;
- Salgueiro.
Não há dados oficiais para a região, mas estimativas indicam que aproximadamente 60 mil pessoas moram nas comunidades do Complexo do Salgueiro, que também é confundido com o Morro do Salgueiro, que fica na Tijuca, na Zona Norte do Rio, e deu origem à escola de samba.
No Complexo do Salgueiro, a favela do Salgueiro tem casas com infraestrutura melhor. Já Palmeiras é considerada a localidade mais simples, com domicílios mais pobres, sem luz elétrica e com ruas esburacadas.
É em Palmeiras que fica a região de mangue de onde foram retirados oito corpos após um confronto com a polícia em novembro de 2021.
O Complexo do Salgueiro ficou conhecido nacionalmente através do ?Rap do Salgueiro?, da dupla Claudinho e Buchecha, cuja letra mencionavam algumas comunidades do complexo e de outros bairros de São Gonçalo.
Confusão de Bolsonaro repercutiu nas redes
O erro ao trocar os nomes das comunidades e a fala sequencial de Bolsonaro – que dizia que só havia traficantes ao lado de Lula durante sua visita ao conjunto de favelas do Alemão – , gerou repercussão nas redes sociais.
Uma delas foi a do prefeito Eduardo Paes, que aproveitou para fazer trocadilho com o nome de uma outra comunidade que Lula deve visitar no Rio.
Já outras pessoas que acompanhavam o debate salientaram a generalização feita pelo presidente em sua fala.
Fonte G1 Brasília