O volante Fernando Sobral chegou cheio de confiança no Cuiabá. Apresentado como reforço para esta temporada, o jogador de 28 anos concedeu entrevista coletiva na sala de imprensa do CT do Dourado nesta sexta-feira.
Reconhecido por sua capacidade defensiva, Sobral não se limitou à posição de sua preferência. Do meio ao ataque, ele deixou claro que pode desempenhar diversas funções para, dessa forma, ser um coringa no Dourado.
– Sempre deixei claro que onde o treinador precisar, vou dar melhor para ajudar. Lógico que a gente se sente confortável em uma posição. Costumo jogar de volante, mais avançado ou defensivo. Vou trabalhar para dar meu melhor seja na lateral, como meia mais adiantado, como ponta também, porque já atuei assim. Onde o professor optar por mim, darei o melhor para responder à altura.
Fernando Sobral defendeu o Ceará nas últimas quatro temporadas. Em 2020 e 2021, foi líder de desarmes do Brasileirão, mas as boas atuações não se repetiram no ano passado. Ele explicou a queda no desempenho e disse que espera retomar a melhor forma.
– Acho que 2022 talvez tenha sido o pior ano da minha carreira. Foi o ano que mais sofri com lesões. Foram três, uma mais séria na coluna. Voltei 100%, mas por opção técnica não tive tanta sequência e isso acabou pesando um pouco. Estou preparado, motivado, feliz, começando um trabalho do zero, junto com a comissão nova que chegou, com novos companheiros, então tenho certeza que vai ser um grande ano, uma grande temporada, vou dar meu melhor para entrar na história do clube.
Com contrato até o fim de 2026, Sobral não escondeu o desejo em atuar no futebol europeu futuramente. E ele foi além: sonha com uma chance na Seleção Brasileira.
– Sabemos que o futebol é muito dinâmico. Espero fazer uma grande temporada, a melhor da minha carreira e assim almejar o topo, como a Europa, que fica mais perto da Seleção. É um passo de cada vez, espero fazer história no Cuiabá.
– Todo jogador tem o sonho de chegar na Seleção, e sei que na posição de volante é possível. Sempre tive na minha cabeça que para Deus nada é impossível. Vou fazer minha parte. Venho de temporadas em que disputei entre os melhores da posição no Brasil. Tenho que ralar, ainda mais porque no Cuiabá é um pouco mais difícil. As equipes do eixo são mais visadas, então temos que trabalhar o triplo para sermos vistos com mais respaldo. É um sonho possível, mas preciso dar muito carrinho, de concentração e bola na rede.
Assim como o restante do elenco, Fernando Sobral segue nos trabalhos de pré-temporada. A estreia do Cuiabá em 2023 será no dia 21 de janeiro, contra o Mixto, pela primeira rodada do Mato-grossense – jogo será às 15h30, na Arena Pantanal.
Outros tópicos da apresentação
Sondagens no mercado
– Eu fico muito feliz por ter o trabalho reconhecido, realmente houve várias sondagens, como do São Paulo e do Santos. O projeto que o Cuiabá ofereceu pra mim foi muito bom profissionalmente, mas o mais importante foi o coletivo. Eles almejam coisas grandes e esse é meu pensamento também. Agradeço pela confiança no meu trabalho e por essa oportunidade única em representar o Cuiabá, uma equipe que tem muita sede, muita vontade de seguir no topo. Vamos somar forças para alcançar os objetivos.
Objetivos na temporada
– Meu pensamento é muito simples e objetivo: um passo de cada vez. Temos compromisso do estadual agora em janeiro, não podemos menosprezar nossos adversários, sabemos que todo jogo é difícil, todo time que jogar contra nós vai querer vencer, e a gente não pode relaxar. Tirar o estadual como grande oportunidade de entrosar nossa equipe para quando chegar no Brasileiro, dar conta do recado, surpreender. Seremos o time que vai tentar surpreender, muita gente desacredita, mas o Cuiabá com o elenco que tem, vai brigar de igual com todos. Temos que sempre olhar pra cima sabendo que é possível ganhar de qualquer equipe.
Fonte GE Esportes