A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia Móvel da Assembleia Legislativa vai a Brasília nesta quarta-feira (26). Os membros da Comissão participam de uma reunião com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O encontro será com o presidente da agência Carlos Manuel, membros da CPI e o senador por Mato Grosso, Wellington Fagundes (PL).
Entre as pautas debatidas está a má prestação de serviço por parte das operadoras de telefonia, a falta de sinal em boa parte do estado e o impacto econômico causado no comércio que utiliza o sinal para funcionamento de máquinas de cartão. Além disso, o presidente da Anatel será questionado sobre os fatores que impedem a expansão do sinal de 4G em Mato Grosso.
“Essa reunião é de extrema importância uma vez que a Anatel é responsável pelo trabalho de outorga, regulamentação e fiscalização sobre os serviços de telecomunicações no país. Sabemos da dificuldade de sinal e de resolução com as operadoras, por isso buscar ajuda de órgãos como Procon e Anatel é importante”, explica o deputado estadual e presidente da CPI, Diego Guimarães (Republicanos).
De acordo com dados da Anatel, até fevereiro de 2023 a área de telecomunicações é uma das que reúnem maior número de clientes no país, com 335,8 milhões de contratos, sendo 78,3% exclusivamente de telefonia móvel.
A CPI da Telefonia foi instalada no dia 9 de março e tem prazo de 180 dias para concluir os trabalhos. Vale lembrar que em 2013, a Assembleia Legislativa criou também uma CPI de Telefonia Móvel através da iniciativa do deputado Ondanir Bortolini, o Nininho (PSD). A comissão foi presidida por ele. A época a CPI foi criada por meio do Ato nº 07/2013 da Mesa Diretora.
Fonte: Isso É Notícia