REDES SOCIAIS

Your monthly usage limit has been reached. Please upgrade your Subscription Plan.

°C

CPMI do INSS deve ouvir depoimento de ‘Careca do INSS’ na quinta-feira

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga os desvios irregulares em aposentadorias pagas pelo INSS deve ouvir Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS, na próxima quinta-feira (25).

A confirmação foi dada pelo presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), durante a sessão desta segunda-feira (22). A comissão ouve Rubens Oliveira Costa, um dos sócios do Careca do INSS.

A afirmação foi feita após indagação do deputado federal Zé Trovão (PL-SC), logo no início da sessão da CPMI.

“Está confirmada a presença dele na quinta-feira e espero, com sinceridade, que seja cumprido o trato que foi feito”, afirmou Viana.

Durante sua fala, o presidente da CPMI ironizou diversas vezes o fato de Camilo ter recuado sua presença na semana passada, após ter confirmado que prestaria depoimento.

“Certeza na vida a gente só tem com a morte. Essa não se escapa dela. Mas há uma boa conversa com o advogado, foi feito um trabalho bem interessante, o advogado se comprometeu, inclusive seria para amanhã essa vinda para a CPMI, mas eu tomei a decisão de transferi-lo na quinta para que todos possam ter tempo para fazer as perguntas”, afirmou Viana.

Desistência de depoimento

Na segunda-feira (15), a reunião da CPMI foi cancelada após a defesa de Antunes comunicar que não iria comparecer à comissão para prestar depoimento. Ele está detido na superintendência da Polícia Federal (PF), em Brasília.

  • ?O ministro relator do caso dele no Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, decidiu que a participação do Careca do INSS na comissão seria facultativa. Ou seja, ele poderia escolher se iria, ou não, comparecer à oitiva no Congresso.

No início da manhã da segunda-feira (15), a equipe jurídica de Antunes afirmou ao blog da jornalista Camila Bomfim, no g1, que Antunes pretendia comparecer à oitiva, e que iria usar o depoimento para se defender das acusações. Mas, horas depois, ele desistiu de comparecer.

Papel na fraude

Antunes é considerado pela Polícia Federal como um dos articuladores do esquema que desviou bilhões de reais do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

  • ?? Uma investigação da PF revelou um amplo esquema de fraudes e desvios de dinheiro de aposentadorias e pensões do INSS. Antunes é o lobista apontado pela PF como “facilitador” do caso.
  • ? A PF afirma que associações e entidades que oferecem serviços a aposentados cadastravam pessoas sem autorização, com assinaturas falsas, para descontar mensalidades dos benefícios pagos pelo INSS.

Familiares convocados

A decisão ? tomada em conjunto pelo presidente, relator e líderes aconteceu na segunda-feira (15) ? após a defesa de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como ‘Careca do INSS’, ter informado que o cliente não compareceria mais à CPI.

Foram convocados:

  • Romeu Carvalho Antunes, 28 anos, filho e sócio do ‘Careca do INSS’;
  • Tânia Carvalho dos Santos, 56 anos, esposa e sócia do ‘Careca do INSS’;
  • Cecília Montalvão Queiroz, 58 anos, esposa e sócia de Maurício Camisotti, outro investigado na Operação Sem Desconto;
  • Rubens Oliveira Costa, 57 anos, sócio do Careca do INSS;
  • Milton Salvador De Almeida Junior, 60 anos, sócio do Careca do INSS;
  • Nelson Wilians Fratoni Rodrigues, advogado investigado pela operação.

Seguindo as convocações, na quinta-feira (18), a CPMI ouviu o advogado Nelson Wilians Fratoni Rodrigues e um dos sócios do Careca, Milton Salvador.

Nesta segunda-feira (22), a CPMI ouve outro sócio, Rubens Oliveira Costa. Os dois familiares de Antunes que foram convocados confirmaram presença para depor, mas ainda não foram ouvidos pela comissão.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS