REDES SOCIAIS

33°C

Cuiabá recebe Certificado de Clube Formador da CBF

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O Cuiabá recebeu nesta sexta-feira o Certificado de Clube Formador (CCF) da CBF. Em nota, o clube informou que teve a confirmação da entidade sobre a emissão do documento nos próximos dias.

Com isso, o Cuiabá se torna o primeiro time mato-grossense a obter o CCF.

– É um momento marcante para o Cuiabá, internamente tem sido muito comemorado. É um momento especial, mais um passo nesse crescimento que o clube vem tendo ano após ano. Um passo gigante nas nossas categorias de base. Estamos cumprindo os critérios da CBF e isso é motivo de orgulho para todos ? disse Pedro Smania, coordenador das categorias de base.

Neste ano, o Cuiabá mais do que dobrou os investimentos na categoria de base. Em contato com a reportagem do ge, o vice-presidente do clube, Cristiano Dresch, afirmou que o gasto total será cerca de R$ 4 milhões ao fim de 2022 – no ano passado, havia sido cerca de R$ 1,8 milhão, um aumento de 122%.

Os valores não incluem melhorias estruturais. O Cuiabá conta com um CT da base provido de dois campos oficiais e trabalha para aprimorar suas instalações. Para se habilitar a receber o CCF, o clube investiu na contratação de médico, assistentes sociais, psicóloga, técnico em enfermagem, contemplou atletas com bolsa-auxílio.

– Hoje, o Cuiabá oferece aos atletas em formação toda segurança e qualidade que precisam. Agora, poderemos firmar contrato de formação com os atletas e registar na federação. Os contratos preveem multa que garante ao Cuiabá indenização em caso de outros clubes oferecerem propostas aos jogadores em formação. Além disso, o clube tem preferência na profissionalização e renovação do primeiro contrato profissional ? explicou Ronei Schultze, responsável pelo Departamento de Projetos do Cuiabá.

Entre as conquistas recentes da base do Cuiabá estão o título do Campeonato Brasileiro de Aspirantes 2022, a vaga na Copa São Paulo da próxima temporada e o vice da Brasil Soccer Cup Sub-16.

O Dourado havia entrado com a solicitação para receber o CCF no último mês de agosto. Agora, o objetivo é se tornar referência na formação de atletas no país, além de contar com jogadores nascidos em Mato Grosso em seu elenco, reforçando a identificação do clube com o estado.

O que é o CCF?

O Certificado de Clube Formador é uma ferramenta regulamentada em 2012 pela CBF e que premia clubes por cumprir determinados requisitos solicitados pela entidade máxima do futebol brasileiro. São exemplos de exigências para que uma instituição desportiva seja contemplada com o selo: assistência médica, psicológica, nutricional, custeamento de transporte e alimentação, uniforme de jogo e treino, frequência escolar do atleta e participação em competição oficial.

O Certificado de Clube Formador deve ser renovado anualmente. Para isso, as equipes devem comprovar que mantem o cumprimento dos parâmetros solicitados e que os mesmos foram preenchidos no ano anterior.

Entre os principais benefícios desta certificação está o direito do clube certificado de celebrar o primeiro Contrato Especial de Trabalho Desportivo com o atleta em formação, com duração de 3 meses a 5 anos, bem como a preferência na renovação desse contrato. Além disso, terá o direito de receber indenização correspondente a 200 vezes os gastos feitos na formação do atleta, desde que devidamente comprovados.

Fonte GE Esportes

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS