REDES SOCIAIS

23°C

Datafolha: 69% dos brasileiros estão totalmente decididos em quem votar para presidente

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira (26) pelo site do jornal “Folha de S.Paulo” aponta que 69% dos eleitores brasileiros já estão totalmente decididos a votar no candidato que escolheram na eleição presidencial deste ano.

Já o número de entrevistados que dizem que o voto ainda pode mudar é de 30%.

A pesquisa Datafolha foi feita de modo presencial com 2.556 pessoas com 16 anos ou mais nos dias 25 e 26 de maio. A margem de erro máxima é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Segundo o Datafolha, as mulheres estão mais indecisas que os homens (33% contra 27%). Quando observada a faixa etária, os mais indecisos são os jovens ? entre 16 e 24 anos ?, com 45% do eleitorado sem certeza em quem vai votar. Os mais decididos são aqueles com 60 anos ou mais (22% ainda não decidiram).

Veja mais dados da pesquisa:

Quando analisada a escolaridade, os eleitores que têm somente ensino fundamental estão mais decididos que os demais: somente 24% ainda podem mudar de voto, enquanto 35% dos entrevistados com ensino superior ainda não se decidiram.

Eleitores de Lula e Bolsonaro estão mais decididos

De acordo com o Datafolha, os apoiadores do ex-presidente Lula são os mais decididos (78% do total), seguido pelos eleitores de Bolsonaro (75%). Dos que pensam em votar em Ciro, 63% dizem que ainda podem mudar de voto.

A porcentagem de entrevistados que disse que vai votar em um candidato porque ele é o ideal é de 57%. O número é maior entre os apoiadores de Lula (65%) e os de Bolsonaro (58%).

Outros 42% dizem que irão votar no escolhido porque não há opção melhor e 1% não soube responder. A taxa é maior entre os apoiadores de Ciro (69%) e de Simone Tebet (MDB) (71%).

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS