O Cuiabá tem um histórico a defender na final do Campeonato Mato-grossense contra o Primavera, neste sábado (29), às 15h30 na Arena Pantanal.
Segundo o pesquisador Sérgio Santos, desde 2003, quando há registros históricos a respeito do campeonato, apenas uma equipe conseguiu reverter a vantagem após perder a primeira partida na decisão. Foi em 2013, quando o Dourado foi derrotado no jogo de ida para o Mixto por 1 a 0, no Dutrinha, e no duelo da volta, também disputado no estádio mais tradicional de Mato Grosso, venceu por 2 a 1 de virada e forçou a partida para a disputa de pênaltis, que foi vencida pelo auriverde.
O Cuiabá está a um empate do título, pois venceu o jogo de ida por 2 a 1, no Estádio Cerradão. O Gigante Roxo precisa vencer por dois gols de diferença para ser campeão no tempo normal, ou por um gol para levar a decisão aos pênaltis. Não há critério de gol qualificado fora de casa.
O técnico do Cuiabá, Guto Ferreira, falou sobre a vitória na primeira partida de virada no Cerradão.
– Não tem nada, nada terminado. São dois jogos e tem mais noventa minutos. É outro tipo de jogo, outro tipo de futebol, é o jogo que decide tudo.
A tarefa fica ainda mais complicada pela marca que o time auriverde carrega: a invencibilidade no Mato-Grossense. No Brasil, o Cuiabá é o time que não perde há mais tempo quando o assunto é estadual: são 47 jogos sem derrota, com 37 vitórias e 10 empates.
Perguntado se acredita que o Primavera possa buscar o resultado, o técnico Gelson Conte foi enfático.
– Não acabou ainda. Se nós não acreditarmos, precisamos repensar nosso trabalho. O erro dentro da arena vai ter que ser zero. Nós chegamos a uma semifinal e a uma final, e não foi de qualquer forma, foi com atuações, mas precisamos ter atitude para jogar a final, principalmente na casa do adversário.
Além disso, o time auriverde defende, pela sétima vez, o título Mato-grossense no estádio que foi palco da Copa do Mundo em 2014. O Cuiabá foi campeão seis vezes dentro da Arena Pantanal, nos anos de 2015, 2018, 2019, 2021, 2022 e 2023.
O Cuiabá perdeu apenas uma vez uma disputa de título na Arena Pantanal. Foi na final do Campeonato Brasileiro da Série C em 2018, quando foi superado na final por 1 a 0 para o Operário-PR. Na ocasião, o Dourado tinha empatado o jogo de ida por 2 a 2.
O Cuiabá busca seu 14º título do Campeonato Mato-grossense, sendo o atual segundo colocado no ranking de títulos, atrás do Mixto que é o primeiro com 24 títulos. O Primavera Atlético Clube chega à sua primeira final na história, tendo apenas três anos de existência.
Histórico entre as equipes
O Cuiabá venceu o Primavera pela primeira vez no último sábado. Foram dois empates por 1 a 1. O primeiro no estadual de 2024 na Arena Pantanal, e o segundo empate foi na 1ªfase em duelo disputado no estádio Cerradão.
Cuiabá e Primavera se enfrentam neste sábado, ás 15h30, na Arena Pantanal pelo jogo de volta da final do Campeonato Mato-Grossense. A partida será transmitida pela TV Centro América , Você acompanha todos os detalhes no tempo real no ge.globo./mt.
Fonte GE Esportes