A mato-grossense Eduarda ?Duda? Rodrigues brilhou mais uma vez no cenário internacional do wrestling. Nesta quinta-feira (21), em Samokov, na Bulgária, a atleta conquistou a medalha de bronze no Mundial Sub-20, garantindo o Brasil no pódio da competição que reúne a elite da modalidade.
O caminho de Duda na categoria até 68 kg foi marcado por reabilitação. Após perder na estreia para a indiana Srishti Srishti por 10 a 0 ? que posteriormente chegou à final contra a japonesa Ray Hoshino ?, a brasileira teve a chance de disputar a repescagem e não desperdiçou. Mostrou domínio absoluto ao derrotar a polonesa Dominika Pochowska e a sérvia Masa Perovic, ambas por 10 a 0. Na luta decisiva, atropelou a alemã Laura Koehler por 13 a 0 e assegurou a medalha.
O resultado confirma a sequência de conquistas da lutadora filiada ao Instituto Manduvi (MT), que já havia sido campeã pan-americana em Lima, no mês de julho. Para o treinador da seleção brasileira de base, o português David Maia, a jovem mostra consistência para alvos ainda maiores.
– Duda é uma excelente candidata a medalhas neste ciclo e brigará pela classificação para os Jogos Olímpicos. Mesmo após a derrota inicial, conseguiu se recuperar e dominar todas as adversárias com facilidade até o bronze – avaliou.
Radicada nos Estados Unidos desde 2022, Duda estuda na Universidade McKendree, em Illinois, e treina parte do ano na Califórnia, onde mora com os pais. Ela começou no jiu-jitsu, base que, segundo a própria atleta, contribuiu para sua adaptação rápida ao wrestling.
– Migrei do jiu-jitsu para o wrestling em 2022. Esses fundamentos me ajudaram muito no início. Hoje meu estilo de combate mudou bastante, mas ainda carrego aprendizados que podem surpreender as adversárias – disse a atleta.
Fonte GE Esportes