REDES SOCIAIS

30°C

É #FAKE foto que mostra Tyler Robinson, acusado pela morte de Charlie Kirk, usando camiseta com rosto e nome de Lula

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Circula nas redes sociais uma foto que supostamente mostra Tyler Robinson, preso por suspeita de matar o ativista americano Charlie Kirk, vestindo uma camiseta o nome e o rosto do presidente Lula (PT). É #FAKE.

? Como é a publicação falsa?

  • Publicado nesta sexta-feira (12) no X, onde teve mais de 100 mil visualizações nas primeiras horas, o post tem a seguinte legenda: “O cara que matou Charlie Kirk em uma foto recente. Ninguém sabe de qual lado político ele era, porém ele sempre admirou a gestão política do Brasil“.
  • A foto ? que foi manipulada ? mostra o Tyler Robinson em pé, diante de uma cama, usando um boné e vestindo uma camiseta com a imagem e o nome do presidente Lula (PT). Ela passou a circular no mesmo dia em que o jovem de 22 anos foi detido foi preso pela polícia.
  • Charlie Kirke, um influenciador republicano de 31 anos e aliado do presidente Donald Trump, morreu nesta quarta-feira (10 após ser baleado no pescoço enquanto falava em um evento na Universidade Utah Valley.

?? Por que a publicação é falsa?

A imagem da camiseta não é autêntica. Trata-se de uma manipulação digital criada a partir de uma foto real extraída do perfil de Tyler Robinson no Facebook e reproduzida em veículos de imprensa americanos. Na versão verdadeira, a camiseta do jovem não nenhuma estampa (veja abaixo).

A versão com nome e rosto de Lula nesta sexta tem sinais típicos de adulteração:

  • A “estampa” não acompanha de forma natural as ondulações e dobras da camiseta.
  • A arte da estampa tem bordas muito nítidas e contraste mais forte que o restante da foto, o que é indicativo de sobreposição digital.
  • A forma como a luz incide na área da “estampa” é diferente do restante da camiseta.

Por fim, uma busca reversa no Google pela imagem manipulada não apontou nenhum resultado anterior a esta sexta. Ou seja, a versão com o rosto e o nome de Lula não estava na internet antes da divulgação da foto verdadeira.

Veja também

VÍDEOS: Fato ou Fake explica

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS