REDES SOCIAIS

33°C

É #FAKE imagem em que Lula aparece com suspeito de mandar matar Marielle

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Circula nas redes sociais uma imagem que supostamente mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao lado de Domingos Brazão, preso neste domingo (24) e apontado pela Polícia Federal como um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco. É #FAKE.

A imagem manipulada circula com as legendas: “Quem mandou matar Marielle?” “Um por todos e todos por um“.

Não é verdade que a imagem mostre Lula ao lado de Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Rio. Quem aparece na foto original, ao lado de Lula, é o deputado federal Pedro Paulo. A imagem foi feita em 2015. Para obter a imagem falsa, o fraudador colou o rosto de Brazão sobre o rosto de Pedro Paulo.

A assessoria de comunicação da Presidência da República afirma que “evidentemente a imagem é falsa” e que “o rosto do ex-deputado estadual pelo Rio de Janeiro Domingos Brazão foi inserido digitalmente no lugar do deputado federal Pedro Paulo (PSD-RJ), presente na foto original.”

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República afirma ainda que repudia a publicação de boatos políticos falsos.

A mesma imagem foi adulterada durante a campanha municipal de 2016, quando Lula, desta vez, foi cortado da foto ao lado de Pedro Paulo. A imagem adulterada chegou a aparecer no programa eleitoral do então candidato à prefeitura Marcelo Crivella, segundo reportagem do jornal “O Globo”.

Os irmãos Domingos Brazão e Chiquinho Brazão foram presos neste domingo (24) apontados como mandantes do atentado contra Marielle Franco, em março de 2018, no qual também morreu o motorista Anderson Gomes. O delegado Rivaldo Barbosa também foi preso, suspeito de ajudar a planejar crime e de atrapalhar as investigações.

Fato ou Fake Explica:

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS