Circulam nas redes sociais publicações dizendo que a bandeira gigante dos Estados Unidos exibida por bolsonaristas na avenida Paulista no 7 de Setembro é a mesma vista, dois dias antes, no jogo da National Football League (NFL) em São Paulo. É #FAKE.
? O que dizem as publicações?
- Publicado nesta segunda-feira (8) no X , onde teve mais de 10 mil visualizações, o post diz: “Sabe aquela bandeira dos EUA que vimos na Avenida Paulista no 7 de setembro? Ela não chegou lá por acaso. Ela veio DIRETAMENTE do jogo da NFL em São Paulo ? sim, aquele evento esportivo que todo mundo curtiu! ??” .
- A publicação tem um vídeo no qual um homem diz: “Tem algo por trás dessa bandeira inocente dos EUA. De onde os caras arranjaram uma bandeira desse tamanho? Coincidentemente, tem um post da Ana Castela cantando o hino nacional e aí ‘pá’, tem ali a bandeira dos EUA, tem 40 jardas, 36,5 metros. E aí, se a gente for jogar no Google Earth para medir a bandeira usada na manifestação, também dá 35, 36 metros. Na minha leitura, a NFL está patrocinando, fomentando essa intervenção externa no Brasil”.
- Na sexta-feira (5), o Brasil recebeu, pelo segundo ano consecutivo, uma partida da National Football League (NFL), a liga de futebol americano. Los Angeles Chargers e Kansas City Chiefs fizeram uma disputa na Neo Química Arena, em Itaquera, na Zona Leste de São Paulo. Durante a apresentação dos hinos nacionais, uma grande bandeira dos Estados Unidos foi estendida no gramado, junto à bandeira brasileira.
- No domingo (7), apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fizeram um ato na avenida Paulista pela anistia aos condenados pelos atos golpistas do 8 de Janeiro. Eles exibiram uma grande bandeira dos Estados Unidos em frente ao Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp) e mostraram cartazes (em inglês) pedindo que o presidente americano, Donald Trump. Também se colocaram em favor da abertura de um processo de impeachment do ministro Alexandre de Moraes.
?? Por que isso é mentira?
O Fato ou Fake entrou em contato com a assessoria de imprensa da NFL no Brasil, que afirmou: “A bandeira americana da NFL foi exibida apenas durante as festividades pré-jogo na sexta-feira e mais em nenhum outro evento. A bandeira permanece no depósito do fornecedor da liga”.
Também procurada, a São Pa8ulo Turismo (SPTuri), empresa da prefeitura que participou da organização do evento esportivo da sexta, disse: “A bandeira dos EUA na Av. Paulista, neste domingo, dia 07/09, não tem qualquer relação com o jogo da NFL. A bandeira do jogo foi produzida, colocada em campo e retirada pela própria NFL”.
- Nesta terça-feira (9), o jornal americano “The New York Times” publicou uma reportagem com o seguinte título: “Um novo símbolo da direita brasileira: a bandeira dos EUA”. O texto menciona que os deputados federais Lindbergh Farias (PT-RJ) e Pedro Campos (PSB-PE) pediram que a Polícia Federal (PF) investigue a origem do bandeirão. Eles alegam suspeitar que seja a mesma usada no jogo da NFL, o que poderia configurar participação ilegal de entidade estrangeira em ato político.
- À publicação, o porta-voz da NFL, Brian McCarthy, negou a alegações sobre o eventual “empréstimo” da bandeira americana a manifestantes bolsonaristas. Ele afirmou, a exemplo da assessoria, que o item foi armazenado pelo fornecedor da liga.
Veja também
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
- VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
- Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)
Fonte G1 Brasília