REDES SOCIAIS

22°C

É #FAKE que Câmara dos Deputados suspendeu julgamento de Bolsonaro no STF

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Circula nas redes sociais um post dizendo que a Câmara dos Deputados suspendeu a ação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF). É #FAKE.

? O que mostra a publicação?

  • Os posts viralizaram nas redes sociais (como TikTok e X) nesta quarta-feira (3), segundo dia do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pela 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). Veja dois exemplos de legendas:“Urgente! CCJ suspende julgamento no caso do ‘golpe’. Ninguém prende Bolsonaro!”; e “Câmara suspende ação do golpe. Bolsonaro está livre”.
  • Essas publicações mostram um vídeo com o placar de uma votação no plenário da Câmara dos Deputados: há 315 votos para “sim”, e 143 votos para “não”, além de quatro abstenções.
  • Sob gritos como “Anuncia já”, parlamentares comemoram o resultado da votação. Um deles, o autor do vídeo, diz: “Olha, pessoal, resumo da ópera, está suspensa a ação do golpe lá do Supremo Tribunal Federal. A Câmara dos Deputados, casa do povo, suspendeu essa palhaçada promovida pelo STF. Vitória da democracia!”.
  • Mas esses postos mentirosos omitem que o vídeo originalmente é de maio de 2025 e tratava de uma votação a respeito de um caso envolvendo o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), e não Bolsonaro (veja mais abaixo).
  • Àquela altura, a 1ª Turma do STF ainda avaliava se aceitava a denúncia da PGR para tornar Bolsonaro e mais sete acusados de participar da trama golpista em réus. Mais de três meses depois, o conteúdo voltou a circular, como se tivesse ligação com o julgamento propriamente dito.
  • Em junho, esse conteúdo já havia aparecido em posts que mentiram ao sugerir a suspensão, pela Câmara, da ação contra Bolsonaro.
  • Agora, voltou a circular um dia após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que preside a Comissão de Segurança Pública (CSP) do Senado e é filho de Bolsonaro, afirmar que encaminharia ao presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, um relatório tratando da possibilidade de suspensão do julgamento na Corte.
  • Também nesta terça-feira (2), a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) publicou em seu site um comunicado dizendo defender a “suspensão imediata do julgamento de Bolsonaro”.

?? Por que o vídeo é mentiroso?

O vídeo é real ? e não uma fake produzida por inteligência artificial (IA) ?, mas foi tirado de contexto no post que viralizou agora. O registro é de 7 de maio de 2025 e mostra a decisão da Câmara que suspendeu a ação penal do STF contra Ramagem (PL-RJ) ? e não contra de Bolsonaro.

Quatro dias mais tarde, o STF derrubou parcialmente a determinação, mantendo acusações por três crimes (tentativa de abolição violenta do Estado democrático de Direito; tentativa de golpe de Estado; e organização criminosa). Em depoimento à Corte nesta segunda, Ramagem, que é um dos oito réus integrantes do “núcleo central” da trama para manter Bolsonaro no poder, disse que as anotações com ataques às urnas eram “privadas” e não foram enviadas ao ex-presidente.

  • Para encontrar a origem do vídeo original, o Fato ou Fake pesquisou o seguinte trecho da fala que viralizou: “resumo da ópera, está suspensa a ação do golpe”.
  • Com isso, foi possível encontrar um post de 7 de maio no Instagram do vice-líder da oposição na Câmara, deputado Maurício Marcon (Podemos-RS). É ele quem aparece falando no vídeo.

? Qual é o contexto da fake?

  • Ao longo de maio, o STF ouviu testemunhas de defesa e acusação envolvidas na investigação sobre a trama golpista. Ao fim das audiências daquele mês, Bolsonaro, Ramagem e mais seis acusados se tornaram réus. São eles: o tenente-coronel Mauro Cid (principal ex-ajudante de ordens do ex-presidente); o almirante Almir Garnier (ex-comandante da Marinha); Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança do DF); o general Augusto Heleno (ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional); o general Paulo Sérgio Nogueira (ex-ministro da Defesa); e o general Walter Souza Braga Netto (ex-ministro da Defesa e da Casa Civil).
  • Nesta terça-feira (2) e nesta quarta, o STF começou o do julgamento. Nos dois primeiros dias, os ministros da 1ª Turma da Corte ouviram a acusação da Procuradoria-Geral da República e as defesas dos oito acusados de participação na trama golpista.
  • O julgamento voltará só na próxima terça-feira (9), a partir das 9h, com o voto do relator, o ministro Alexandre de Moraes.

VÍDEOS: Fato ou Fake explica

VÍDEOS: Fato ou Fake explica

  • Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS