Circula nas redes sociais um vídeo que alega que o presidente da Argentina, Javier Milei, teria humilhado Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a Cúpula do Mercosul realizada em 3 de julho deste ano. É #FAKE.
?O que diz o vídeo?
- Publicado no Instagram um dia após a reunião do Mercosul na Argentina, a gravação leva a seguinte legenda: “Presidente da Argentina humilha Lula em reunião”.
- O conteúdo reproduz uma sequência de imagens dos líderes sul-americanos enquanto um áudio de narração alega: “Presidente da Argentina humilha Lula com aula de economia em plena reunião do Mercosul. Ele apontou o Brasil como exemplo de políticas ultrapassadas […]. A reação dos presentes foi de espanto”.
?? Por que isso é mentiroso?
Javier Milei não fez nenhuma declaração como essa durante seu discurso na Cúpula do Mercosul. O Fato ou Fake pesquisou na transcrição completa de sua fala e identificou que o Brasil só é citado em um momento, quando Milei pede para que o país continue trabalhando para combater o tráfico transnacional.
“Eu termino essa presidência deixando o compromisso para a próxima presidência a cargo do Brasil. Que continuemos lutando no Mercosul, trazendo as ferramentas necessárias para combater o crime transnacional organizado”, afirmou em seu discurso.
Em sua fala, o presidente argentino criticou a burocracia do bloco, dizendo que a organização impõe restrições aos seus membros. Após a declaração, Lula afirmou que estar no Mercosul “protege” os países que o compõe.
O encontro marcou a transição da presidência do bloco de Milei para Lula. Pelas regras do Mercosul, há um revezamento semestral na liderança do grupo formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai ? a Bolívia está na fase final do processo de adesão.
Veja também
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
- VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
- Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)
Fonte G1 Brasília