REDES SOCIAIS

24°C

É #FAKE que vídeo mostre professora muçulmana ensinando oração islâmica a crianças britânicas; trata-se de IA

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Circula nas redes sociais um vídeo que supostamente mostra uma professora muçulmana ensinando uma oração islâmica a crianças britânicas em uma escola. É #FAKE.

? Como é o vídeo?

  • Publicado na quinta-feira (6) no Facebook, o vídeo rapidamente viralizou em outras redes sociais, como no TikTok e no X, onde um post alcançou mais de 1,8 milhões de visualizações.
  • Uma das legendas diz: “Enquanto isso em uma escola inglesa. Crianças de no máximo 5 anos agora recebem aulas de como orar para Allah”. Ela omite que se trata de um conteúdo criado com inteligência artificial (IA) ? leia mais abaixo.
  • A cena exibe uma suposta gravação de câmera de segurança de uma sala de aula, na qual uma professora que veste um jihab aparece ajoelhada na frente de 12 crianças. Ela dá as seguintes orientações, em inglês: “Coloquem suas mãos para cima. Digam ‘Allahu Akbar’. Coloquem as mãos em suas pernas e curvem suas cabeças gentilmente no tapete”.
  • A expressão “Allahu Akbar” significa “Deus é o Maior” e é frequentemente repetida em orações islâmicas.

?? Por que isso é falso?

O Fato ou Fake submeteu uma captura de tela do vídeo a duas ferramentas de detecção de IA. Ambas apontaram o uso desse recurso:

  • Sightengine ? 81% de chances de ser IA.
  • Decopy AI ? 100% de probabilidade de ser IA.

O vídeo apresenta ao menos dois indícios de que o material se trata de um conteúdo sintético (veja detalhes a seguir). É possível perceber que elástico de cabelo de uma das alunas diminui de tamanho ao longo da gravação. Além disso, após de ajoelhar, a professora se levanta e senta em uma cadeira “invisível”, que não aparece em nenhum momento anterior na cena.

Veja também

VÍDEOS: Os mais vistos agora no g1

VÍDEOS: Fato ou Fake explica

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS