? Como é o vídeo?
Ele exibe o presidente e a primeira-dama brasileira, Janja da Silva, cercados por uma multidão. Eles saem de um estabelecimento e são conduzidos até um carro estacionado na rua. É possível ouvir as pessoas gritando “ladrão”. A legenda que sobrepõe as imagens diz: “Acontece agora. Ladrão. Aqui na Bahia é chamado pelo nome”.
O conteúdo foi publicado no TikTok um dia após a celebração da Independência do Brasil na Bahia, comemorada em 2 de julho. Lula participou do evento neste domingo (2), em Salvador, onde desfilou em carro aberto ao lado de Janja. O mesmo perfil já havia compartilhado o material enganoso há dois anos.
?? Por que isso é mentiroso?
O conteúdo substituiu o áudio original por um falso, que tem os gritos de ‘ladrão’. A gravação verdadeira foi publicada há dois anos pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência, quando o presidente também esteve em Salvador para a comemoração da Independência.
Na cena autêntica, não houve qualquer ofensa ao petista, sendo possível ouvir uma música e gritos indistinguíveis da multidão, que acena quando Lula e Janja aparecem (assista ao vídeo abaixo).
Para encontrar o vídeo original, o Fato ou Fake usou a plataforma InVID e fragmentou o conteúdo em diversos frames (imagens estáticas). O resultado levou à publicação verdadeira, disponível no X, que informava sobre as circunstâncias do evento: “Presidente @lulaoficial começa a caminhada de 2 de julho! O sol reluz na terra da liberdade, onde heróis e heroínas fizeram história!”.
Veja também
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
- VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
- Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)
Fonte G1 Brasília