Circula nas redes sociais um vídeo que supostamente mostra parte do público da arquibancada da Marquês de Sapucaí gritando “Lula, ladrão, seu lugar é na prisão” para o presidente durante um desfiles do Carnaval do Rio neste domingo (15). É #FAKE.
? Como é o vídeo?
- A publicação viralizou no próprio domingo no TikTok, no Instagram e no X. Ela tem uma caixa de texto sobreposta às imagens que diz: “E aí, [Tribunal Superior Eleitoral] TSE? Lula inelegível? Lula ainda foi vaiado, com direito a coro. Isso a Globo não mostra”.
- O vídeo mostra uma filmagem da arquibancada da Sapucaí, de onde se ouvem o grito “Lula, ladrão, seu lugar é na prisão”.
Trata-se de uma montagem: o áudio com vaias e xingamentos não aparece na gravação original, divulgada pelo portal Metrópoles (leia detalhes abaixo).
- Neste domingo, Lula (PT) esteve no camarote da Prefeitura do Rio para assistir ao primeiro dia de desfiles do Grupo Especial. A primeira escola entrar na avenida foi a Acadêmicos de Niterói, que apresentou um enredo sobre a trajetória do presidente. Estreante na elite do carnaval neste ano, a agremiação acabou sendo rebaixada (veja mais ao final desta reportagem).
?? Por que isso é falso?
No vídeo original publicado pelo Metrópoles, é possível ouvir as pessoas na arquibancada gritando “Olê, olê, olê, olá, Lula, Lula”.
- Para encontrar a origem do conteúdo, o Fato ou Fake fragmentou a gravação em diversos frames (imagens estáticas). Depois, fez uma busca reversa por essas “fotos” no Google Lens. Essa pesquisa serve para verificar se o conteúdo havia sido reproduzido anteriormente por fontes confiáveis ? e em que contexto.
- O resultado levou a uma publicação do Instagram do Metrópoles, compartilhada no domingo. A descrição diz: “A plateia na arquibancada ovaciona o presidente Lula antes do início do desfile na Sapucaí. A Acadêmicos de Niterói entra na Marquês de Sapucaí neste domingo (15/2) com um enredo dedicado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva”.
- Nos dias que antecederam o carnaval, o desfile foi alvo de pelo menos dez ações na Justiça e no Tribunal de Contas da União (TCU). Partidos e parlamentares da oposição argumentaram que o enredo era uma propaganda eleitoral antecipada.
- Na segunda-feira (16), a escola divulgou uma nota pública afirmando que sofreu perseguições durante o processo de preparação para o carnaval devido à escolha do enredo.
- Já Lula fez uma publicação nas redes sociais com fotos das quatro escolas que passaram pela Sapucaí naquela mesma noite (Niterói, Imperatriz Leopoldinense, Portela e Mangueira).
.cxm-block-video__container–vertical #wp3-player-6frnj .clappr-player .poster__play-wrapper > svg {
width: 50%;
height: 50%;
}
}
Veja também
Governo não criou imposto único de 44% sobre aluguel
@media (min-width: 768px) {
.cxm-block-video__container–vertical #wp3-player-cmd9p .clappr-player .poster__play-wrapper > svg {
width: 50%;
height: 50%;
}
}
VÍDEOS: Os mais vistos agora no g1
Veja os vídeos que estão em alta no g1
@media (min-width: 768px) {
.cxm-block-video__container–vertical #wp3-player-9h517 .clappr-player .poster__play-wrapper > svg {
width: 50%;
height: 50%;
}
}
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
- VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
- Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)
Fonte G1 Brasília