REDES SOCIAIS

35°C

É #FAKE vídeo de público na arquibancada da Sapucaí gritando ‘Lula, ladrão’; gravação original foi manipulada

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Circula nas redes sociais um vídeo que supostamente mostra parte do público da arquibancada da Marquês de Sapucaí gritando “Lula, ladrão, seu lugar é na prisão” para o presidente durante um desfiles do Carnaval do Rio neste domingo (15). É #FAKE.

? Como é o vídeo?

  • A publicação viralizou no próprio domingo no TikTok, no Instagram e no X. Ela tem uma caixa de texto sobreposta às imagens que diz: “E aí, [Tribunal Superior Eleitoral] TSE? Lula inelegível? Lula ainda foi vaiado, com direito a coro. Isso a Globo não mostra”.
  • O vídeo mostra uma filmagem da arquibancada da Sapucaí, de onde se ouvem o grito “Lula, ladrão, seu lugar é na prisão”.

Trata-se de uma montagem: o áudio com vaias e xingamentos não aparece na gravação original, divulgada pelo portal Metrópoles (leia detalhes abaixo).

?? Por que isso é falso?

No vídeo original publicado pelo Metrópoles, é possível ouvir as pessoas na arquibancada gritando “Olê, olê, olê, olá, Lula, Lula”.

  • Para encontrar a origem do conteúdo, o Fato ou Fake fragmentou a gravação em diversos frames (imagens estáticas). Depois, fez uma busca reversa por essas “fotos” no Google Lens. Essa pesquisa serve para verificar se o conteúdo havia sido reproduzido anteriormente por fontes confiáveis ? e em que contexto.
  • O resultado levou a uma publicação do Instagram do Metrópoles, compartilhada no domingo. A descrição diz: “A plateia na arquibancada ovaciona o presidente Lula antes do início do desfile na Sapucaí. A Acadêmicos de Niterói entra na Marquês de Sapucaí neste domingo (15/2) com um enredo dedicado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva”.
  • Nos dias que antecederam o carnaval, o desfile foi alvo de pelo menos dez ações na Justiça e no Tribunal de Contas da União (TCU). Partidos e parlamentares da oposição argumentaram que o enredo era uma propaganda eleitoral antecipada.
  • Na segunda-feira (16), a escola divulgou uma nota pública afirmando que sofreu perseguições durante o processo de preparação para o carnaval devido à escolha do enredo.
  • Já Lula fez uma publicação nas redes sociais com fotos das quatro escolas que passaram pela Sapucaí naquela mesma noite (Niterói, Imperatriz Leopoldinense, Portela e Mangueira).

@media (min-width: 768px) {
.cxm-block-video__container–vertical #wp3-player-6frnj .clappr-player .poster__play-wrapper > svg {
width: 50%;
height: 50%;
}
}

Veja também

Governo não criou imposto único de 44% sobre aluguel

Governo não criou imposto único de 44% sobre aluguel

@media (min-width: 768px) {
.cxm-block-video__container–vertical #wp3-player-cmd9p .clappr-player .poster__play-wrapper > svg {
width: 50%;
height: 50%;
}
}

VÍDEOS: Os mais vistos agora no g1

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Veja os vídeos que estão em alta no g1

@media (min-width: 768px) {
.cxm-block-video__container–vertical #wp3-player-9h517 .clappr-player .poster__play-wrapper > svg {
width: 50%;
height: 50%;
}
}

VÍDEOS: Fato ou Fake explica

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS