REDES SOCIAIS

28°C

Eleições 2024: Justiça Eleitoral vai realizar mobilização nas redes sociais pelo voto jovem

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

A Justiça Eleitoral vai realizar, a partir desta segunda-feira (18), a Semana do Jovem Eleitor, uma mobilização nas redes sociais para incentivar os jovens a tirar a primeira via do título de eleitor.

A campanha deste ano tem o nome de “Festival do Primeiro Voto – Sua voz vai fazer história”. A ideia é divulgar conteúdos para conscientizar os jovens sobre a importância do primeiro voto, além de orientações sobre como fazer o alistamento eleitoral.

A mobilização vai até o dia 22 de março. Os tribunais regionais eleitorais também devem realizar ações locais para que os jovens possam fazer o pedido do primeiro título e colher a biometria.

window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

No Paraná, por exemplo, na próxima quinta-feira (21), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) local vai fazer um evento voltado a quem quer realizar o procedimento em uma escola estadual.

Até o dia 8 de abril, os eleitores que vão tirar a primeira via podem iniciar o pedido do documento pela internet, no sistema de Autoatendimento Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Depois de apresentar informações e documentos, para finalizar a operação, será necessário comparecer a um cartório eleitoral em 30 dias para a coleta da biometria e assinatura digital.

Para quem prefere resolver tudo no cartório eleitoral, presencialmente, o prazo final é o dia 8 de maio.

  • O voto é facultativo para quem tem mais de 16 anos e menos de 18 anos. A partir de 18 anos, torna-se obrigatório.

É possível tirar o título a partir dos 15 anos de idade. O voto, no entanto, só pode ser exercido se a pessoa tiver 16 anos completos.

Pedidos de título no TSE em 2024

Em janeiro e fevereiro deste ano, 417.146 jovens eleitores pediram o primeiro título à Justiça Eleitoral.

Em janeiro, 203.742 jovens entre 15 e 17 anos fizeram o alistamento. Foram emitidos títulos para 22.069 jovens de 15 anos, 87.389 jovens de 16 anos e 94.284 jovens de 17 anos.

Em fevereiro, 213.404 brasileiros na mesma faixa etária pediram o documento. Foram emitidos títulos para 27.901 jovens de 15 anos, 90.781 jovens de 16 anos e 94.722 jovens de 17 anos.

Os dados fazem parte das estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral.

Cadastro eleitoral está aberto

Além dos jovens, podem ir à Justiça Eleitoral até o dia 8 de maio os eleitores que precisam alterar seus dados, fazer a transferência de domicílio eleitoral ou resolver pendências.

No dia 9, o cadastro vai fechar para que os tribunais organizem os dados e o procedimento das eleições municipais. Com isso, não será mais possível realizar qualquer alteração até outubro.

Eleições municipais

Em outubro, os brasileiros vão às urnas nos municípios do país para eleger os novos prefeitos e vereadores. O primeiro turno está marcado para o dia 6. O segundo turno vai acontecer no dia 27, caso seja necessário, em cidades com mais de 200 mil eleitores.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS