Moradores de três cidades do Pará têm apenas uma opção de voto para prefeito nas eleições marcadas para o dia 6 de outubro. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os municípios são: Brasil Novo, São Miguel do Guamá e Sapucaia.
Um estudo da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) aponta que, em 214 cidades pelo país, há apenas um candidato a prefeito com registro na Justiça Eleitoral.
Segundo a CNM, este é o maior número de candidaturas únicas na disputa municipal desde 2000, quando a confederação iniciou os estudos.
O perfil das cidades
Brasil Novo, localizado no sudoeste paraense, tem 16.619 eleitores aptos a votar, de acordo com dados do TSE. O candidato Weder Makes Carneiro concorre à reeleição pelo MDB.
Já São Miguel do Guamá fica no nordeste do Pará e conta com 41.131 eleitores aptos a votar. Eduardo Sampaio Gomes Leite, do MDB, também busca a reeleição à prefeitura.
A cidade de Sapucaia está localizada no sudeste paraense e tem 5.842 eleitores aptos a votar em outubro. O único candidato, Wilton Miranda de Lima, tenta se reeleger prefeito pelo MDB.
Um voto e é eleito
?Pela Lei de Eleições, será considerado eleito o candidato que obtiver a maioria dos votos. Ainda que sejam registrados mais votos em branco ou nulos, a pessoa continua sendo eleita, pois, no cálculo, só são considerados os votos válidos.
Ou seja, basta um voto para que o candidato seja eleito, podendo esse voto ser inclusive dele mesmo.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 PA
Fonte G1 Brasília