REDES SOCIAIS

19°C

Eleições 2024: veja quem são os pré-candidatos à Prefeitura de Ponta Grossa

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Sete partidos anunciaram pré-candidatos à Prefeitura de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, até esta segunda-feira (22).

O primeiro turno das eleições municipais de 2024 está marcado para 6 de outubro. Por enquanto, estão em andamento as negociações por alianças.

Veja a lista dos pré-candidatos, em ordem alfabética, e saiba mais sobre eles mais abaixo:

De acordo com a Justiça Eleitoral, o período para os partidos realizarem convenções e oficializarem os candidatos vai de 20 de julho a 5 de agosto. O pedido de registro da candidatura deve ser feito até 15 de agosto.

Pré-candidatos à prefeitura de Ponta Grossa

Esta matéria é atualizada à medida em que os pré-candidatos são confirmados.

Aliel Machado (PV)

Aliel Machado Bark tem 35 anos e é deputado federal há 10 anos.

Ele possui ensino superior incompleto em Pedagogia e título de Doutor Honoris Causa concedido pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Aliel foi eleito vereador e presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa em 2013, e eleito deputado federal em 2014, 2018 e 2022. Ele disputou a prefeitura nas eleições de 2016 e perdeu no segundo turno para Marcelo Rangel. Na época, recebeu 79.008 votos (44,62% dos válidos).

Dr. Kocan (Solidariedade)

Elizeu Kocan tem 41 anos e é advogado há mais de 14 anos.

Formado em Direito, é pós-graduado em Direito Público Municipal e possui especializações em Direito Administrativo e Eleitoral.

No âmbito político, acumula experiências em movimentos estudantis, liderança partidária juvenil, assessoria parlamentar e jurídica nas câmaras municipais de Ponta Grossa, Castro, Carambeí e Porto Amazonas e assessoria jurídica do ex-deputado estadual Marcio Pauliki.

Elizabeth Schmidt (União Brasil)

Elizabeth Silveira Schmidt tem 72 anos e é a atual prefeita de Ponta Grossa. Ela foi eleita em 2020 no segundo turno com 87.932 votos (52,38% dos válidos).

Formada em Pedagogia, é especializada e mestre em Educação.

Ela começou a concorrer em eleições em 2000, como candidata a vice-prefeita de Ponta Grossa; em 2002 concorreu como segundo suplente na candidatura ao Senado de Nitis Jacon e, em 2014, tentou uma vaga na Câmara dos Deputados, ficando como suplente. Em 2016 foi eleita vice-prefeita de Marcelo Rangel.

Schmidt foi secretária municipal de Cultura e de Turismo (2005 a 2012), na gestão do prefeito Pedro Wosgrau Filho, secretária municipal de Administração e de Gestão de Recursos Humanos (2015 a 2016), na gestão do prefeito Marcelo Rangel, e presidente da Fundação Municipal de Turismo (2017 e 2018), ainda no mandato de Rangel.

Joce Canto (PP)

Jocemeuri Cora Canto tem 32 anos e está n primeiro mandato como vereadora de Ponta Grossa.

Formada em publicidade, atua também como publicitária e radialista. Ela é filha do ex-prefeito de Ponta Grossa Jocelito Canto e irmã da deputada estadual Mabel Canto, que disputou o segundo turno das últimas eleições à prefeitura e perdeu para Elizabeth Schmidt.

Joce foi diretora na secretaria de abastecimento de Ponta Grossa (2011 e 2012) e chefe de gabinete parlamentar na câmara de Ponta Grossa (2016 a 2019). Em 2020, concorreu pela primeira vez em uma eleição municipal para o cargo de vereadora.

Marcelo Rangel (PSD)

Marcelo Rangel Cruz de Oliveira tem 53 anos e atualmente está licenciado do cargo de deputado estadual porque atua como secretário estadual de Inovação, Modernização e Transformação Digital.

Formado em Direito, atua também como radialista. Rangel é irmão do deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

Foi eleito três vezes deputado estadual (2006, 2010 e 2022) e foi prefeito de Ponta Grossa por duas vezes, de 2013 a 2020. Em ambas foi eleito no segundo turno; em 2013 recebeu 88.611 votos (50,48% dos válidos) e em 2016, 98.058 votos (55,38% dos válidos).

Professora Renata (PSOL)

Renata Ozório Iurk Dingueleski tem 36 anos e é professora e despachante.

Formada nas licenciaturas de Ciências Biológicas e Matemática, tem especialização em Educação do Campo e Realidade Brasileira.

Renata nunca ocupou cargos públicos. Ela é líder do Movimento de Educação Popular – Rede Emancipa e do Movimento Popular de Luta (MPL).

Tota (Novo)

Urubatan Alves Sena, conhecido como Tota, tem 56 anos e é empresário. É a primeira eleição que disputa e só foi filiado ao Partido Novo.

Ele cursou três anos da graduação em Economia e dois de Administração de Empresas, mas não se formou.

Empreendedor do ramo de gastronomia, é conselheiro de administração de uma cooperativa de crédito, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e membro do Conselho Municipal de Turismo.

Eleitorado

Em todo o Paraná, mais de 8,5 milhões de eleitores estão aptos a votar este ano, sendo mais de 256,8 mil em Ponta Grossa. Os dados do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) são de 18 de abril de 2024.

A confecção de novos títulos, a alteração de cidade ou local de votação e a regularização geral do título de eleitor devem ser feitas até 8 de maio, presencialmente, nos cartórios eleitorais.

O voto é obrigatório para quem tem mais de 18 anos e facultativo para quem tem entre 16 e 18 anos, mais de 70 anos e analfabetos.

Caso a eleição de Ponta Grossa não se resolva no primeiro turno, os eleitores voltarão às urnas em 27 de outubro.

Vídeos mais assistidos do g1 PR:

Leia mais notícias da região em g1 Campos Gerais e Sul

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS