REDES SOCIAIS

25°C

Emanuel diz que ?VLT Cuiabano? teve aprovação técnica e vai para etapa final do PAC Mobilidade Urbana

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Euziany Teodoro

Única News

@media only screen and (max-width: 767px) {
.img-wrapper {
margin-bottom: 5px;
}

.content-title {
margin-bottom: 10px;
}
}

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), afirmou em entrevista na manhã desta segunda-feira (18), que o projeto que batizou de “VLT Cuiabano” se enquadrou nos requisitos estabelecidos pelo Novo PAC – Mobilidade Urbana Sustentável e teve aprovação técnica. Agora, o projeto segue para a última fase, onde serão escolhidos os projetos que receberão recurso por todo o Brasil.

Segundo ele, a aprovação foi formalizada através de ofício do Ministério das Cidades, assinado pelo diretor do Departamento de Infraestrutura da Mobilidade Urbana, André Almeida Molina.

“Essa realidade, se Deus quiser, está muito próxima de acontecer. Ainda temos alguns caminhos pela frente, mas o nosso projeto do VLT Cuiabano foi autorizado, foi aprovado tecnicamente pelo PAC Mobilidade Urbana Sustentável, PAC do governo federal, do governo Lula”, anunciou.

Emanuel tenta emplacar o “VLT Cuiabano” em contrapartida ao sistema BRT (Bus Rapid Transit), que já está sendo implantado pelo Governo do Estado em Cuiabá.

O modal é tema de fortes embates entre o prefeito e o governador Mauro Mendes (União Brasil), rivais políticos.

Enquanto a obra do BRT já está em andamento na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, Emanuel tenta tirar o sonho do VLT do papel, pelo custo de R$ 5 bilhões, que seriam pagos pelo Governo Federal, através do PAC Mobilidade Urbana.

Para Emanuel, o projeto é o mais benéfico, já que o Município já possui as obras de maior complexidade, como viadutos e trincheiras, além de reafirmar a integridade dos trens, que foi mantida independentemente dos projetos urbanísticos.

Cuiabá cadastrou em 2023 o projeto funcional para sistemas de mobilidade urbana – uma reestruturação do projeto de implementação do VLT no Novo PAC do governo federal.

Fonte: Isso É Notícia

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS