REDES SOCIAIS

26°C

Embaixada dos EUA diz monitorar ‘situação’ entre STF e X no Brasil e defender ‘liberdade de expressão’; Musk agradece ‘apoio’

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil afirmou nesta sexta-feira (30), em nota divulgada pela assessoria, que monitora a “situação” entre o Supremo Tribunal Federal (STF) e a rede social X.

Na nota, o órgão diz que “a liberdade de expressão é um pilar fundamental em uma democracia saudável” ? mas que, por “política interna”, a embaixada não comenta decisões ou disputas judiciais específicas.

Mesmo com essa ressalva, o empresário sul-africano Elon Musk (dono do X) agradeceu à embaixada pelo “apoio” em um post na rede social.

“Agradeço a expressão de apoio da embaixada americana. De fato, sem liberdade de expressão, o público não pode expressar seus pensamentos ou saber a verdade da situação, o que torna impossível votar com o conhecimento preciso”, afirmou Musk, em tradução livre.

O X foi fundado em 2006 em San Francisco, na Califórnia (EUA), ainda com o nome de “Twitter”. Em 2022, a empresa foi comprada por Musk ? que manteve a sede da firma na mesma cidade.

Há meses, Musk e o X abriram uma disputa com o Supremo Tribunal Federal (STF) porque se recusam a cumprir ordens do ministro Alexandre de Moraes e do plenário para bloquear perfis de usuários que usam a rede para disseminar mensagens golpistas.

O X afirma que esse bloqueio representaria uma “censura prévia”, feita antes de as mensagens serem publicadas. O STF vem afastando esse entendimento em reiteradas decisões ? que não são cumpridas pelo X.

Na quarta (28), Moraes deu prazo de 24 horas para o X indicar um novo representante legal no Brasil, sob pena de suspender a rede social no país ? prazo que terminou às 20h07 de quinta.

Até as 14h desta sexta, a rede social seguia funcionando em computadores brasileiros.

window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS