window.PLAYER_AB_ENV = “prod”
Em entrevista ao GloboNews Mais nesta quinta-feira (22), o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski afirmou que, em sua opinião, o Brasil esteve próximo de uma ?ruptura institucional? em 8 de janeiro em Brasília.
Naquele dia, terroristas quebraram vidraças e móveis, vandalizaram obras de arte e objetos históricos, invadiram gabinetes de autoridades, rasgaram documentos e roubaram armas.
?Eu diria com toda convicção de quem foi testemunha ocular dos acontecimentos, tanto no TSE quanto no Supremo Tribunal Federal, que nós estivemos muito próximo de uma ruptura institucional, muito próximo?, disse Lewandowski.
Como exemplos de acontecimentos que compunham o cenário de tentativa de ruptura, o ex-ministro mencionou o questionamento da lisura do sistema eleitoral brasileiro, ataques que os magistrados do STF e do TSE sofriam nas mídias sociais e, por fim, a invasão das sedes dos Três Poderes em Brasília, que classificou como “momento terrível para história brasileira”.
?Indícios mais contundentes do que este, de que estávamos próximo de uma ruptura institucional, a meu ver, é impossível de se conseguir?.
O ex-ministro, no entanto, evitou chamar as ações que culminaram no 8 de janeiro de tentativa de golpe. ?Golpe de estado é uma expressão muito contundente, muito forte?, opinou.
Fonte G1 Brasília