Ex- chanceler do governo Dilma, Mauro Vieira, diplomata de carreira, é cotado para assumir o Itamaraty durante o governo de Lula (PT).
Para assessores do presidente eleito, o nome técnico ajuda na recuperação da imagem do Brasil no exterior.
O Itamaraty é um ministério chave para o próximo governo. A prioridade é prioridade recuperar a imagem do Brasil junto a comunidade internacional. Essa tarefa demanda alguém com conexões em embaixadas e corpos diplomáticos.
Lula já disse que tem apenas quatro anos, o que limita o tempo para que alguém sem o conhecimento da função se familiarize com o trabalho e monte uma agenda, razão pela qual Vieira é cotado para a pasta.
Jaques Wagner, senador que também era cotado para o cargo, poderá ficar no Senado. Wagner já ministro em outras ocasiões.
Como o blog antecipou na última semana, Fernando Haddad (PT) ganha força como nome para Fazenda, na dobradinha com Planejamento, pasta cujo nome cotado para assumir é um dos pais do plano real, André Lara Resende, que faz parte da equipe de transição entre governos. A expectativa para que assuma o Planejamento é grande.
Para a Casa Civil, o nome mais forte cotado é o de Rui Costa.
Fonte G1 Brasília