REDES SOCIAIS

Your monthly usage limit has been reached. Please upgrade your Subscription Plan.

°C

‘Falar sobre minerais críticos também é falar sobre soberania’, diz Lula no G20

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou neste domingo (23), no 2° dia do G20, em Joanesburgo, na África do Sul, sobre a importância dos minerais críticos.

Lula afirmou que eles são fundamentais, não só para o desenvolvimento das tecnologias de ponta, mas também para a transição energética. De acordo com o presidente, o setor de energia foi responsável por 85% do crescimento total da demanda por esses minerais em 2024.

?Os minerais críticos são recursos de importância estratégica para a economia. São essenciais para a fabricação de baterias, turbinas eólicas, painéis solares e eletrônicos.

“A transição energética abriu oportunidades para ampliar a fronteira tecnológicas a serviço da humanidade, mas também oferece a chance de ressignificar o papel da exploração dos recursos naturais”. disse Lula.

Para o petista, os países com grande concentração de reservas de minerais não podem ser vistos como os meros fornecedores, enquanto seguem a margem em inovação tecnológica.

Lula diz que é preciso investimento, ambientalmente e socialmente responsáveis, que contribuem para fortalecer a base industrial e tecnológica dos países detentores de recursos. “O Brasil criou o Conselho de Minerais Críticos e Estratégicos (CMCE) e não será apenas exportadores, e sim, parceiros na cadeia global de valor de minerais críticos”, disse.

“O que está em jogo não é apenas quem detém esses recursos, mas quem controla o conhecimento e valor agregado que dele deriva. Falar sobre minerais críticos também é falar sobre soberania. A soberania não é medida pela quantidade de depósitos naturais, mas pela habilidade de transformar recursos através de políticas que tragam benefícios para a população”, afirmou o presidente.

  • Veja os vídeos em alta no g1

@media (min-width: 768px) {
.cxm-block-video__container–vertical #wp3-player-fjatf .clappr-player .poster__play-wrapper > svg {
width: 50%;
height: 50%;
}
}

Minerais críticos

Nesta semana, os dois chefes de Estado conversaram por telefone e acordaram manter encontro à margem do evento em Joanesburgo para tratar especificamente da facilitação e do aprofundamento do comércio entre os dois países. É esperado que Lula se reúna com outros líderes também.

Segundo o governo brasileiro, a edição deste ano do G20 vai discutir agenda econômica, mudança do clima, transição energética, minerais críticos e trabalho decente.

?O G20 reúne representantes de 19 países e da União Europeia, nações que representam cerca de 80% da economia global. A edição do ano passado foi presidida pelo Brasil e o Rio de Janeiro foi a sede da cúpula do grupo.

O secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Philip Fox-Drummond Gough, afirmou que a programação do encontro na África do Sul prevê três reuniões temáticas, duas no sábado e uma no domingo, com os seguintes temas:

  • Crescimento econômico sustentável, com abordagem no financiamento ao desenvolvimento, comércio e dívidas públicas
  • “Mundo resiliente”, dedicada à mudança do clima, redução de riscos de desastres, segurança alimentar e transição energética
  • “Futuro Justo e Equitativo para Todos”, com foco nos minerais críticos, trabalho decente e inteligência artificial

Conforme o governo brasileiro, a principal entrega do encontro será a Declaração de Líderes, que está em negociação. Entre os avanços já consolidados ao longo da presidência sul-africana, o embaixador destacou o pioneirismo no tema dos minerais estratégicos.

?É a primeira vez que o G20 consegue um documento sobre minerais críticos, reforçando a ideia de que os países devem buscar o beneficiamento de minerais na origem?, afirmou.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS