O secretário Chefe da Casa Civil, Rogério Gallo, afirmou na manhã desta terça-feira (23), que o governador e candidato à reeleição, Mauro Mendes (União Brasil), não utilizou da ‘máquina pública’ e que na verdade se tratou de um evento agendado do Governo, diante da participação da abertura do jogos escolares da Polícia Militar, que ocorreu na última semana.
Gallo justificou que foi apenas a abertura de um evento, onde ninguém obteve benefício para si próprio e claramente não houve abuso.
“Foi abertura de um evento, que é um evento das Olímpiadas dos jogos militares. É um evento que faz parte da agenda do Governo. Então, não tem nenhum abuso aí, porque você não esta inaugurando e oferecendo nada há nenhum agente externo, foi apenas abertura de um evento”, disse ele
O secretário ainda pontuou que Mendes está complentamente ciente dos passos que se pode dar durante o período eleitoral.
“O governador esta bastante ciente e consciente, daquilo que pode e daquillo que não pode fazer, enquanto gestor, no período eleitoral”, acrescentou.
A fala foi realizada durante entrevista à Rádio Joven Pan de Cuiabá.
Pedido da oposição
A Coligação ‘Para Cuidar das Pessoas” – Federação Brasil de Esperança formada pelos partidos PV, PT e PC do B, com apoio do PSD, PP e Solidariedade e a candidata ao Governo, Márcia Pinheiro, protocolaram na última sexta-feira (19), no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT) um pedido de cassação do registro do candidato à reeleição, governador Mauro Mendes, por uso abuso de poder político.
Segundo o advogado e autor da representação, Francisco Faiad, tal atitude do candidato Mauro Mendes, provoca um desequilíbrio entre os demais candidatos que estão respeitando a vedação legal e as leis eleitorais.
“Com as matérias comprobatórias do ato ilícito eleitoral, requer a representante: Seja recebida a presente representação, citando-se o requerido, para querendo, apresentar defesa; Seja ouvido o Ministério Público Eleitoral; Seja, a final, julgada procedente a presente representação, com a cassação do registro da candidatura do requerido”, argumenta na ação.
Jogo escolares
Na última quarta-feira (17), ocorreu a abertura do 1º Jogos das Escolas Estaduais Militares, na Arena Pantanal, que contou com a presença de alunos e autoridades políticas.
Fonte: Isso É Notícia