REDES SOCIAIS

Your monthly usage limit has been reached. Please upgrade your Subscription Plan.

°C

Gleisi escolhe ex-prefeito Amargosa (BA) para cuidar da relação entre municípios e governo Lula

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O ex-prefeito da cidade de Amargosa (BA) Júlio Pinheiro (PT) foi nomeado nesta terça-feira (24) para o cargo de Secretário Especial de Assuntos Federativos do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Pinheiro assume a área responsável pela articulação política entre municípios e o governo federal. O ex-prefeito passa a integrar a equipe da ministra Gleisi Hoffmann, titular da Secretaria de Relações Institucionais (SRI).

Filiado ao PT, Pinheiro administrou o município de Amargosa por dois mandatos e elegeu seu sucessor, Getúlio Sampaio.

Pinheiro foi convidado por Gleisi para assumir a secretaria que antes era ocupada por André Ceciliano, ex-presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

Ceciliano segue na equipe de Gleisi, porém como secretário de Assuntos Parlamentares, cargo que trata da relação com o Congresso.

PT busca fortalecer presença nos municípios e na Bahia

Pinheiro é considerado um dos novos quadros em ascensão do partido na Bahia e conta com o apoio de figuras importantes como o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o líder do governo no Senado, Jaques Wagner.

A escolha do ex-prefeito para o cargo no governo federal reflete a busca do PT por capilaridade, a fim de fortalecer sua presença nos municípios.

A nomeação ainda mantém olhar atento do PT na Bahia, estado governado pelo partido desde 2007, mas onde a oposição ao governador Jerônimo Rodrigues venceu em 13 das 20 maiores cidades na última eleição municipal.

Para fontes ouvidas pela TV Globo, a nomeação de um baiano para uma secretaria que faz o diálogo com prefeitos é um indicativo do esforço do partido em reforçar a atenção ao cenário não só na Bahia, mas em outras localidades, especialmente no Nordeste, reforçando sua base eleitoral já de olho nas eleições de 2026.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS