A ministra de Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou que o governo brasileiro sequer conseguiu sentar à mesa para negociar com Donald Trump sobre o tarifaço previsto para entrar em 1º de agosto e que já estuda planos para conter os impactos da medida.
“O governo Trump está sendo induzido ao erro por mentiras da família Bolsonaro”, disse Simone Tebet, em entrevista ao Estúdio i, da GloboNews, nesta terça-feira (29). “O governo do presidente Lula não saiu da mesa de negociação, porque não conseguiu sequer sentar-se à mesa. Não temos com quem dialogar”, disse a ministra .
“Nós temos a hoje a constatação de que nós vamos ter que esperar o 1º de agosto, com tudo pronto obviamente, todas as medidas estão na mesa do presidente, a depender do seguinte: vai haver prorrogação como houve com a China? Vão diminuir a alíquota tarifária de alguns produtos que eles não produzem lá e que impactam a inflação na mesa do americano?”, afirmou Tebet.
De acordo com a ministra, não haverá retaliação. “Antes do dia 1º a única coisa que temos que fazer, além da diplomacia, é nos prepararmos para uma reação, não uma retaliação, é importante dizer isso”.
LEIA MAIS
Fonte G1 Brasília