O Cuiabá venceu o Athletico Paranaense na noite desta terça-feira, por 2 a 1, de virada, na Arena Pantanal. O jogo foi válido pela abertura da terceira rodada da Série B e garantiu a liderança provisória ao Dourado na competição, com sete pontos.
Para o técnico Guto Ferreira, conquistar os três pontos como mandante é um dos fatores mais relevantes no Campeonato Brasileiro.
– Vencer em casa é o mais importante que tem nessa competição, né. Nós vacilamos no finalzinho do jogo contra o Avaí, mas hoje seria uma injustiça muito grande se a gente não tivesse vencido, qualquer outro resultado na minha opinião seria muito injusto, porque nós conseguimos jogar, impor, empurrar nosso adversário para trás. Dentro do processo, conseguimos achar nossas oportunidades de gols e fomos assertivos com elas – disse Guto Ferreira.
O gol da vitória foi marcado pelo atacante Pedrinho, que havia perdido diversas oportunidades de balançar as redes nos dois primeiros jogos da Série B. Segundo o treinador, esses são momentos ideais para incentivar o atleta a buscar a evolução nos desempenhos.
– A importância do Pedrinho não foi no jogo de hoje, foi no jogo do Volta Redonda, contra o Avaí. Contra o Volta Redonda ele perdeu, contra o Avaí ele perdeu e hoje fez o gol da vitória. A torcida é passional, o importante é você estar fortalecendo a auto estima do jogador, a confiança. Ele vem numa crescente, não só ele, nossa equipe. É importante esse tipo de comportamento e também entender esse processo. Em determinado momento, quando eu cheguei, ele era titular, eu tirei do time por algumas questões. Ele entendeu, buscou e hoje está numa crescente, a gente pede alguma coisa de ordem tática, ele procura fazer. O time cresce com isso e ele está crescendo – pontuou Guto.
Guto também aproveitou a coletiva para engrandecer as atuações individuais e pedir mais respeito com alguns jogadores, que de acordo com ele podem contribuir muito com o clube.
– Temos que salientar a partida do time todo, mas em especial do meio-campo, contando com o Pedrinho, o quadrado ali, todos eles jogaram muita bola, Mineiro, Denilson, Max. O Max fez um partidaço gente, as vezes o torcedor fica pegando no pé, mas é um baita de um jogador. Vamos respeitar um pouquinho o cara, dar moral para o cara, que ele pode nos ajudar muito. O Mineiro não foi só o gol, fez uma partida muito sólida. O Denilson acho que desde quando estou aqui, talvez tenha sido a melhor partida. É muito bom jogador, mas hoje fez uma partida até acima do nível dele, pelo menos comigo até agora. A linha de trás foi muito bem, falamos do Matheus, do Nathan, que acrescenta muita qualidade na saída de bola. Sander fez um partidaço, marcou um dos caras mais difíceis da equipe deles, e o cara não jogou, tem que respeitar. O Lucas (Cardoso) batalhou muito, taticamente foi muito importante quando esteve em campo, tá faltando alguma coisa em termos ofensivos, mas isso é confiança que vai trazendo. A vitória não vem por acaso, ela vem quando a somatória de participações é grande, é boa, a equipe acaba tendo um desempenho muito bom – afirmou o técnico.
Em relação ao adversário, o treinador revelou que antes mesmo do jogo, acreditava que a equipe poderia ter um melhor encaixe com o sistema apresentado nas partidas anteriores.
– Na partida do Avaí, eu falei que nós tivemos dificuldade de encaixar a nossa marcação. E o Athletico, até comentei com o presidente antes, que eu acho que nosso sistema ia encaixar melhor. Fizemos uma partida muito boa no aspecto defensivo, nosso time foi agressivo, impôs uma marcação. Quando teve a bola, procurou jogar, segurar a bola, ter a bola. Tudo bem que nós fizemos alguns ajustes que ajudaram muito, mas não sou eu que jogo, eu ajudo, quem resolve são eles – frisou.
Por fim, Guto Ferreira disse que o time ainda vive um momento de adequação na Série B do Brasileiro.
– No Campeonato Brasileiro não tem partida fácil. Nós temos que conseguir firmar o padrão de desempenho, não abaixar esse padrão, que consiga nos conduzir aquilo que a gente quer, que é estar entre os quatro no final. Não é porque ganhamos do Athletico, que está totalmente adaptado à competição. Nosso time está passando por um processo de adaptação (na Série B), em termos de intensidade de jogo, em qualidade de competição. O nível do campeonato estadual, de intensidade de jogo, é diferente. A intensidade desses jogos é muito maior, estamos passando por um processo. Dentro disso aí, nós não vamos estar sempre produzindo lá em cima, teremos jogos que vamos abaixar, mas daqui a pouco nós temos que subir de novo. Importante é estar somando pontos, em três partidas conseguimos somar sete – completou.
O Cuiabá volta a campo na próxima terça-feira, pela quarta rodada da Série B, contra o Atlético-GO, às 18h30 (MT), no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia.
Fonte GE Esportes