O futebol não cansa de produzir coincidências improváveis e, às vezes, profundamente simbólicas. Na Arena Pantanal, o atacante Alisson Safira viveu uma noite rara: além de marcar um gol de pênalti e dar duas assistências, ele terminou o jogo atuando como goleiro, após a lesão de Mateus Pasinato e o esgotamento das substituições (assista abaixo).
? Fico muito feliz por ter ajudado a equipe com gol, assistências e até no gol ali no fim. Estou vivendo uma fase muito boa, me sentindo confiante, e isso tem se refletido dentro de campo. O mais importante é contribuir da melhor forma para que o Cuiabá siga forte na competição. Quero seguir nesse ritmo para continuar ajudando o grupo ? declarou Safira após a partida.
Luís Carlos Tóffoli, o Gaúcho, fundador do Cuiabá em 2001, protagonizou uma das cenas mais marcantes do futebol brasileiro.
Em 17 de novembro de 1988, no duelo entre Flamengo e Palmeiras pela Copa União, no Maracanã, o então atacante Gaúcho, na época defendendo o time paulista, foi improvisado como goleiro após o titular Zetti fraturar a perna em uma dividida com Bebeto.
Naquela época, apenas duas substituições eram permitidas, e o técnico Ênio Andrade, do Palmeiras, já havia feito ambas. Gaúcho, então, assumiu a meta.
O Palmeiras vencia por 1 a 0 até os 46 minutos do segundo tempo, quando Bebeto empatou para o Flamengo. Como previa o regulamento, a partida foi para os pênaltis para definir o ponto extra ? e foi aí que Gaúcho brilhou.
Gaúcho defendeu duas cobranças ? de Zinho e Aldair, ambos futuros campeões do mundo com a Seleção Brasileira em 1994 ?, converteu a sua e foi o herói naquela noite, em uma das histórias mais lembradas do futebol nacional.
Anos depois, Gaúcho se tornaria ídolo do Flamengo, com mais de 200 jogos e 98 gols marcados. Entre os principais títulos da carreira estão a Copa do Brasil de 1990 e o Campeonato Brasileiro de 1992, ambos pelo clube carioca.
Ele fundou o Cuiabá Esporte Clube em 2001 e faleceu em 2016, vítima de câncer.
O clube que carrega o legado de Gaúcho viu uma cena parecida se repetir. Alisson Safira, que chegou ao Cuiabá no meio do ano, soma sete jogos, três gols e duas assistências ? e destacou o espírito de superação da equipe:
? Foi uma grande vitória. Sabemos que precisamos somar pontos para continuarmos na briga pelo G-4, e mostramos força para buscar o resultado mesmo saindo atrás. Agora é seguir nessa pegada, com foco total, porque cada jogo é importante e ainda tem muita coisa pela frente ? disse o atacante ao ge.
Fonte GE Esportes