REDES SOCIAIS

33°C

Ipec: colunistas analisam resultado da pesquisa presidencial desta segunda; veja vídeos

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

Pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira (19), encomendada pela Globo, aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 47% das intenções de voto, enquanto o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) permanece com 31%.

Ciro Gomes tem 7% e Simone Tebet tem 4% das intenções de voto.

O levantamento anterior do instituto, divulgado em 12 de setembro, mostrava Lula com 46% das intenções de voto e Bolsonaro com 31%.

Comentaristas do g1 e da Globonews avaliam que a pesquisa aponta estabilidade. A menos de duas semanas das eleições, Lula está mais próximo de um desfecho no primeiro turno do que apontavam os levantamentos anteriores.

Veja as análises dos colunistas.

Eliane Cantanhêde


window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

A comentarista da Globonews Eliane Cantanhêde chama atenção para o aumento da diferença entre Lula e Bolsonaro, tornando concreta a possibilidade de vitória para o ex-presidente ainda no primeiro turno.

“Lula já tem uma vantagem em relação a Bolsonaro desde 2018. Atravessou a campanha inteirinha com uma distância muito sólida. Agora, na reta final, em vez dessa diferença reduzir ? como a campanha do Bolsonaro fica apostando ? ao contrário, a distância vem aumentando.”

Julia Duailib


window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

Embora não tenha liderança de intenção de voto em todos os estratos sociais, Lula chega ao ponto mais alto de sua performance de campanha nos seguintes grupos: mulheres, homens, Nordeste, Sudeste, eleitores que ganham de um a dois salários mínimos, católicos e evangélicos.

“O resultado da pesquisa Ipec explica as declarações do presidente”, analisa Julia Dualibi, referindo-se as recentes declarações de Bolsonaro.

Em discurso para apoiadores em frente à embaixada do Brasil no Reino Unido, o presidente disse que “não tem como não ganhar no primeiro turno.”

Mauro Paulino


window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

“É a terceira pesquisa Ipec que confirma uma ascensão de Lula”, avalia Mauro Paulino. A gente observa esse mesmo movimento entre os segmentos mais numerosos.

“Com 52% dos votos válidos, a chance de terminar no primeiro turno se a eleição fosse hoje seria muito grande. ”

Para o comentarista da Globonews, é muito significativo que, a duas semanas das eleições, Lula demonstre uma ascensão enquanto Bolsonaro oscila negativamente.

“Isso significa que essas tentativas todas de Bolsonaro de atrair a população mais pobre não vêm surtindo efeito no último mês”, diz. “Os benefícios sociais não favorecem Bolsonaro porque a população não compreende esses benefícios como algo que seja duradouro.”

Lula tem 58% das intenções de voto entre os que recebem até 2 salários mínimos, enquanto Bolsonaro tem 25% .

Miriam Leitão

A colunista Miriam Leitão comenta as declarações do ministro das comunicações Fabio Faria, que estimulou o fechamento do Ipec nas redes sociais.

“Ele [Bolsonaro] está estagnado, e Lula tem obtido melhoras em vários segmentos. Sabendo disso, ele joga que vai ganhar no primeiro turno, senão tem algo errado no TSE,. E seus ministros de plantão falam isso. Faz parte do mesmo conjunto de narrativas que eles criam.”

Ana Flor

A comentarista da Globonews e colunista do g1 Ana Flor destaca, ainda, o índice de rejeição ao presidente: metade do eleitorado diz que não votaria em Bolsonaro de jeito nenhum.

“Bolsonaro não sai da casa dos 50% . É outra notícia que mostra uma inviabilidade que alguém que quer vencer uma eleição. 50% de rejeição é um muro intransponível.”

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS