window.PLAYER_AB_ENV = “prod”
O pré-candidato à Presidência da República André Janones (Avante) falou sobre sua trajetória partidária em entrevista a Renata Lo Prete nesta segunda-feira (11). O deputado federal foi filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) de 2003 a 2012 e ao Partido Social Cristão (PSC) de 2012 a 2018. “Fui levado ao partido [dos Trabalhadores] pela defesa das minorias, pela defesa dos mais pobres, pela defesa dos trabalhadores, pela defesa de um estado mais forte para quem realmente precisa do Estado.”
Janones afirmou que a troca de partidos não se deu por uma mudança de suas convicções. “Eu não mudei de lado. O PT mudou de lado”, disse. “Em algum momento, o PT abandona essas bandeiras. O PT esquece isso e começa a caminhar junto com os banqueiros, começa a caminhar junto com o sistema financeiro e, nesse momento, há esse rompimento ideológico meu, vamos chamar assim, com o Partido dos Trabalhadores.”
O deputado deu a declaração nesta segunda-feira (11), durante a terceira e última da série de entrevistas com pré-candidatos a presidente comandada por Renata Lo Prete, apresentadora do podcast “O Assunto” (leia mais ao final desta reportagem). A conversa foi transmitida ao vivo direto do estúdio do g1, em São Paulo, e no Globoplay.
O pré-candidato foi petista por nove anos e afirmou que encontra no atual partido, o Avante, um espaço de debate que não encontrou anteriormente em outras siglas. “Eu posso votar contra a orientação do meu partido”, disse. “E não sou punido por votar contra.”
‘O Assunto’ nas eleições
O primeiro programa da série do podcast “O Assunto” com pré-candidatos à Presidência da Repúbilca foi com Ciro Gomes (PDT), em 13 de junho. O segundo com Simone Tebet (MDB), no dia 20 de junho. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) também foram convidados, mas não confirmaram presença até 3 de junho, prazo estipulado em reunião de 31 de maio com representantes dos partidos na qual foram informadas regras e datas para a realização da série.
Fonte G1 Brasília