REDES SOCIAIS

28°C

Lula deve receber novos ministros nesta quarta; Márcio França aceita Ministério da Pequena Empresa

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai receber os dois futuros ministros nesta quarta-feira (6), no Palácio da Alvorada. A previsão é que o presidente se encontre no final da tarde com André Fufuca (PP-MA), que será ministro do Esporte, e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), que vai assumir a pasta de Portos e Aeroportos. A expectativa é que os anúncios sejam feitos em seguida.

Mais cedo, Lula cancelou a previsão de visita à sede da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) nesta quarta-feira (6). Segundo o Planalto, Lula manterá agenda de reuniões no Palácio da Alvorada, residência oficial em Brasília. O presidente deve aproveitar as próximas horas para se reunir com líderes partidários e tentar destravar a reforma ministerial.

Segundo auxiliares do Planalto, o atual ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, aceitou migrar para o Ministério da Pequena Empresa, que vai ser criado. O aceite veio depois de uma contraproposta de França e do PSB, que pediram uma pasta mais robusta, conforme noticiado pelo blog na terça-feira (5).

A reclamação de França e dos socialistas era de que o Ministério da Pequena Empresa, hoje uma secretaria subordinada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, tem pouco orçamento e um número reduzido de cargos.

Fontes do PSB confirmam que a negociação avançou e que agora “só falta o anúncio”. A nova pasta deverá se chamar Ministério do Empreendedorismo, Cooperativismo e Economia Criativa. França também pediu para ser o representante da União no Conselho do Sebrae e para assumir a presidência da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial).

O acordo foi construído em várias reuniões nos últimos dias. Lula teve conversas com o vice, Geraldo Alckmin, e com França. Os dois também estiveram reunidos com a cúpula do PSB.

PP com Esporte ‘turbinado’

Como publicado pelo blog, o PP apresentou uma lista de novas exigências na mesa de negociação com o Palácio do Planalto: o partido aceita o Ministério do Esporte, hoje liderado por Ana Moser, mas quer turbiná-lo com quatro novas secretarias para destinar emendas parlamentares.

Na terça, no final da tarde, o presidente se reuniu com Ana Moser no Palácio do Planalto. Auxiliares de Lula afirmam que o objetivo da reunião com Ana Moser era comunicá-la da necessidade de substitui-la no Esporte. Assessores da ministra e do Planalto, no entanto, relatam que Lula lhe avisou que ainda não tomou uma decisão.

O PP também quer a criação do Fundo Nacional do Esporte, que seria incrementado com verbas de emendas parlamentares. A lista com os pedidos surgiu em novas conversas nesta terça-feira com André Fufuca, líder do PP e provável futuro ministro de Lula.

Uma das secretarias trataria de jogos eletrônicos. Auxiliares do Planalto afirmam que a secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, já fez um desenho do novo organograma do ministério já com esse novo órgão. As outras três secretarias tratariam de temas ligados a assistência social, juventude e empreendedorismo. O PP já havia pleiteado a transferência para o Esporte da Secretaria das Apostas Esportivas, que vai regular e acompanhar a tributação das casas de aposta.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS