REDES SOCIAIS

33°C

Lula diz que imposto sobre herança no Brasil ‘é nada’ perto do que é pago nos Estados Unidos

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (23) que o imposto sobre herança no Brasil “é nada” perto do que é pago por norte-americanos.

Lula deu a declaração durante cerimônia de comemoração dos 10 anos do Campus Lagoa do Sino, da Universidade Federal de São Carlos, em Buri (SP). No evento, o governo federal também anunciou investimentos do Ministério da Educação.

O presidente fez a afirmação acerca do imposto sobre herança ao citar a doação de patrimônio por empresários estadunidenses a estabelecimentos de ensino. Para Lula, o imposto mais alto sobre herança praticado nos EUA estimula a doação a universidades e institutos.

“Nos Estados Unidos, quando uma pessoa tem herança e ela morre, 40% da herança é paga de imposto. Uma fazenda dessa, se fosse vendida pelos herdeiros, 40% era de imposto. Então, nos Estados Unidos, como o imposto é caro, você tem muitos empresários que fazem doação de patrimônio para universidade, para instituto, para laboratório, para fundações”, afirmou Lula.

“Aqui, no Brasil, você não tem ninguém que faça doação porque o imposto sobre herança é nada, é só 4%. Então, o pessoa não tem interesse em devolver o patrimônio dela”, completou o petista.

Lula também voltou a falar que não se deve tratar o uso de dinheiro público em educação como gasto. Para ele, o país deve se preparar para exportar conhecimento.

?País importante não é aquele que só exporta soja, milho e minério de ferro. É aquele que exporta inteligência, aquele que exporta conhecimento, aquele que exporta gente para produzir coisas de valor agregado. É com esse país que eu sonho. E por sonhar eu digo para os meus ministros: não utilize nunca a palavra gasto quando estiver falando de educação?, disse.

‘Entrem na política’, diz Lula a estudantes

Também no discurso, o presidente afirmou que “tudo no mundo é uma decisão política” e citou, como exemplos, guerras e medidas de combate à fome.

“Ou a gente faz política, ou a gente tá lascado. Se vai invadir a Ucrânia, é decisão política. Se vai sair, decisão política. Se vai atirar nos palestinos, política. Se vai combater a fome, política”, declarou.

Dirigindo-se a estudantes universitários, Lula afirmou que os jovens devem entrar na política.

“Quando vocês não tiverem acreditando mais em ninguém, quando vocês acharem que todo mundo é ladrão, que o Camilo é ladrão, que o Lula é ladrão, que o Raduan é ladrão, que o Paulo Teixeira é ladrão, mesmo quando você tiverem pensando tudo isso, ainda assim não desanimem. Entrem na política porque o político honesto que você deseja está dentro de você”, declarou.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS