O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou na tarde deste sábado (6) no avião presidencial para retornar ao Brasil, após viagem ao Reino Unido motivada pelos festejos da coroação do rei Charles III.
Na sexta, Lula se reuniu com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, quando recebeu uma promessa do Reino Unido de aportar R$ 500 milhões no Fundo Amazônia. Depois, ao lado da primeira-dama Janja, foi a uma recepção da realeza britânica aos chefes de Estado convidados para a coroação.
Já neste sábado, Lula e Janja assistiram à coroação na Abadia de Westminster.
Em entrevista coletiva, ainda no Reino Unido, Lula:
- afirmou que a primeira coisa dita a ele pelo rei Charles III foi um pedido para preservar a Amazônia;
- descartou mudanças na equipe de articulação política após derrota recente no Congresso;
- disse que o presidente do BC ‘não tem compromisso com o Brasil’, e sim ‘com aqueles que gostam de taxa de juros alta’.
O presidente deve pousar em Brasília na madrugada deste domingo (7) e retomar a agenda de compromissos oficiais já na segunda (8).
window.PLAYER_AB_ENV = “prod”
Viagem ao Japão
Lula vai participar como convidado — o convite foi feito ainda em abril pelo primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida. O encontro acontece entre os dias 20 e 21 de maio. Na semana anterior, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também deve ir ao Japão para encontro dos ministros desses países.
Atualmente, integram o G7: França, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Japão, Itália e Canadá.
Fonte G1 Brasília