REDES SOCIAIS

23°C

Lula erra ao insistir na estratégia de sempre empurrar a culpa da alta de preços para terceiros

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Interlocutores do presidente Lula no meio empresarial avaliam que ele está sempre incorrendo no mesmo erro: tentar transferir para terceiros as responsabilidades pela alta de preços.

Por mais que tenha razão em vários casos, a maioria da população sempre culpa o governo pelos preços mais elevados. E ficar falando no tema acaba trazendo mais desgaste para o próprio presidente.

De acordo com amigos de Lula, o presidente errou anteriormente ao tentar ensinar as pessoas a “trocar” produtos caros por outros mais baratos para combater a inflação.

window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

E agora, incorre no mesmo equívoco ao tentar livrar a Petrobras e o governo federal da responsabilidade pelo alto preço dos combustíveis.

De fato, os impostos estaduais e os custos das distribuidoras e revendedoras de diesel e gasolina pesam no preço final. Mas também contribuem, e muito, a Petrobras e os impostos federais.

No caso do diesel, por exemplo, do valor total do preço na bomba, 46,8% ficam com a Petrobras, 4,9% de imposto federal e 12,5% pela adição de biodiesel, uma política do governo federal.

No caso dos impostos estaduais, a parcela no preço total é de 17,3% e a distribuição e revenda ficam com 18,4%.

Ou seja, o peso maior fica na conta do governo federal e da estatal na composição dos preços dos combustíveis.

“Não adianta ficar procurando culpados, o governo federal sempre será cobrado pela solução. E quanto mais fala de preço alto mais atrai a atenção da população e da oposição para um tema que já desgasta o governo”, diz um interlocutor de Lula no mundo empresarial.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS