REDES SOCIAIS

28°C

Lula parabeniza Narendra Modi por eleição para terceiro mandato como primeiro-ministro da Índia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, pela eleição para o terceiro mandato como líder do país asiático.

?Desejo ao primeiro-ministro indiano, @narendramodi, um terceiro mandato de muito êxito na promoção do desenvolvimento sustentável, no combate às desigualdades e no fortalecimento da cooperação entre nossos países. Brasil e Índia são aliados no enfrentamento das injustiças da ordem internacional e no combate à fome e à pobreza. Que possamos nos reunir nas Cúpulas do G20 e do IBAS aqui no Brasil e seguir trabalhando juntos?, disse Lula em uma rede social.

A Índia faz parte do Brics junto com o Brasil. As relações entre os dois países se estreitaram nos últimos anos, com Modi tendo boas relações tanto com Jair Bolsonaro (PL), como com o presidente Lula.

A coalizão liderada pelo primeiro-ministro indiano venceu as eleições do país, porém com menos votos que o esperado.

Eleições na Índia

Segundo a agência de notícias Associated Press, a contagem mostra que a coligação de partidos que apoiam Modi, a Aliança Democrática Nacional, conquistou 286 assentos no Parlamento ?para garantir a maioria, são necessários 272.

No entanto, o partido de Modi, o Bharatiya Janata (BJP, na sigla em inglês) teve um desempenho pior do que em eleições anteriores e precisará negociar com os aliados regionais para governar.

Esta é a primeira vez em 10 anos que o partido de Modi não detém sozinho a maioria no Parlamento indiano. Os 240 assentos conquistados nesta eleição, segundo dados da Comissão Eleitoral, significam uma perda de mais de 60 cadeiras do BJP no Parlamento indiano.

O resultado das urnas mostrou um cenário diferente das duas eleições anteriores, quando sua sigla havia conseguido, sozinha, a maioria suficiente para governar sem a necessidade de alianças. Em 2019 e 2014, o BJP conquistou 303 e 282 assentos, respectivamente.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS