O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, pela eleição para o terceiro mandato como líder do país asiático.
?Desejo ao primeiro-ministro indiano, @narendramodi, um terceiro mandato de muito êxito na promoção do desenvolvimento sustentável, no combate às desigualdades e no fortalecimento da cooperação entre nossos países. Brasil e Índia são aliados no enfrentamento das injustiças da ordem internacional e no combate à fome e à pobreza. Que possamos nos reunir nas Cúpulas do G20 e do IBAS aqui no Brasil e seguir trabalhando juntos?, disse Lula em uma rede social.
A Índia faz parte do Brics junto com o Brasil. As relações entre os dois países se estreitaram nos últimos anos, com Modi tendo boas relações tanto com Jair Bolsonaro (PL), como com o presidente Lula.
A coalizão liderada pelo primeiro-ministro indiano venceu as eleições do país, porém com menos votos que o esperado.
Eleições na Índia
Segundo a agência de notícias Associated Press, a contagem mostra que a coligação de partidos que apoiam Modi, a Aliança Democrática Nacional, conquistou 286 assentos no Parlamento ?para garantir a maioria, são necessários 272.
No entanto, o partido de Modi, o Bharatiya Janata (BJP, na sigla em inglês) teve um desempenho pior do que em eleições anteriores e precisará negociar com os aliados regionais para governar.
Esta é a primeira vez em 10 anos que o partido de Modi não detém sozinho a maioria no Parlamento indiano. Os 240 assentos conquistados nesta eleição, segundo dados da Comissão Eleitoral, significam uma perda de mais de 60 cadeiras do BJP no Parlamento indiano.
O resultado das urnas mostrou um cenário diferente das duas eleições anteriores, quando sua sigla havia conseguido, sozinha, a maioria suficiente para governar sem a necessidade de alianças. Em 2019 e 2014, o BJP conquistou 303 e 282 assentos, respectivamente.
Fonte G1 Brasília