REDES SOCIAIS

26°C

Lula relata ter dito a Donald Trump que não quer ‘guerra’ na América Latina

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (11) que disse ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que não quer guerra na América Latina.

“Eu falei ao Trump, ‘nós não queremos guerra na América Latina, nós somos uma zona de paz'”, disse Lula.

A Venezuela é o foco da principal crise geopolítica na América do Sul. Desde agosto, o governo de Donald Trump tem posicionado uma robusta força militar dos Estados Unidos no mar do Caribe ? incluindo porta-aviões, caças e navios de guerra ? sob o discurso de combate ao narcotráfico, o que tem sido interpretado como pressão ao regime de Maduro.

@media (min-width: 768px) {
.cxm-block-video__container–vertical #wp3-player-f1sva .clappr-player .poster__play-wrapper > svg {
width: 50%;
height: 50%;
}
}

Atuação do Brasil

O Brasil tem tentado abrir diálogo com os EUA sobre a tensão do país com a Venezuela. Em outubro, Lula ofereceu-se para mediar um diálogo entre EUA e Venezuela, buscando soluções para a crise.

O assunto foi abordado na conversa entre Lula e Trump na Malásia e também na última ligação que Lula e Trump realizaram em 2 de dezembro.

O presidente brasileiro já afirmou que “se o mundo virar uma terra sem lei, vai ficar muito difícil”. Lula sugeriu como alternativa que os EUA se disponha a conversa com a polícia e Ministério da Justiça dos outros países.

“Se a moda pega, cada um acha que pode invadir o território do outro para fazer o que quer. Onde é que vai surgir a palavra respeitabilidade à soberania dos países? Então eu pretendo discutir esses assuntos com o presidente Trump se ele colocar na mesa”, disse Lula em outubro.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS