REDES SOCIAIS

33°C

Mais de 2 milhões de pessoas em MT passam por algum tipo de insegurança alimentar

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Nos estados do Centro Oeste, Mato Grosso figura em primeiro lugar em insegurança alimentar grave, ou seja, lidera em números de pessoas passando fome. Considerando  a população de 3,224 milhões de habitantes, 63,2%, sendo então, 2.254 milhões de pessoas não comem direito ou não tem acesso a comida.  O estudo foi divulgado nesta quarta-feira (14), pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (PENSSAN).

“Quando ouvimos o governador falar que cuidou  do social, vem essa pesquisa e desmonta esse falso discurso que estamos alertando há tempos, é um estado de desigualdade em números gritantes e é assustador. Hoje, o Mato Grosso é governado para poucos, para um grupo de amigos. O Mauro Mendes alega conceder R$200 reais a cada  dois meses para 100 mil famílias e acha que está fazendo muito. Ele sobreviveria com  esse valor ? E os repasses aos municípios para o social, é uma vergonha. Têm cidades pegando uma miséria de R$4 mil/mês para investir no social. Em Cuiabá e em Sorriso, temos a fila dos ossinhos, e o estado, por uma birra política, deixou de ajudar a Capital, e somente a Prefeitura de Cuiabá, fez o papel de incluir essas pessoas  nos serviços socioassistenciais, que são aquelas ações continuadas e por tempo indeterminado”, lamentou a candidata ao governo, Marcia Pinheiro (PV).

Conforme a pesquisa, apenas 36,8%  tem segurança alimentar, 31,1%  possuem insegurança leve e 17,7% não tem segurança alimentar.   Realizada de novembro do ano passado a abril deste ano, os pesquisadores foram de casa em casa e visitaram 12.745 domicílios em 577 cidades, em todos os estados do país e no Distrito Federal.

Marcia Pinheiro é da coligação “Para Cuidar das Pessoas” – Federação Brasil da Esperança (PT, PV, PCdoB, PSD, PP e Solidariedade) e tem como vice, o engenheiro Civil, Vanderlúcio Rodrigues. 

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS