REDES SOCIAIS

33°C

Marina Silva e Mauro Vieira se reúnem com ministros e chanceleres dos países amazônicos

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e a Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, se reúnem nesta segunda-feira (7) em Belém com os ministros das mesmas áreas dos oito países que compartilham, com o Brasil, o território amazônico.

A reunião acontece na véspera da abertura da Cúpula da Amazônia, na capital do Pará. “Queremos reativar os canais de diálogo com os países da região”, disse Mauro Vieira antes do encontro.

O encontro foi anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda antes de sua posse, durante a Conferência do Clima realizada no Egito, no final de 2022.

Mauro Vieira ainda exaltou o evento Diálogos Amazônicos, que reuniu representantes da sociedade civil em debates sobre os temas envolvendo a região.

A ideia é que os debates ofereçam subsídios para os presidentes dos oitos países definirem soluções para os principais desafios sociais e econômicos.

“Não se cogita mais debater o futuro da Amazônia sem os amazônidas, incluindo os povos indígenas e comunidades tradicionais”, disse Mauro Vieira.

Após o encontro, os chefes de estado assinarão a Declaração de Belém, uma carta com compromissos que devem ser assumidos pelos países.

Mauro Vieira falou que a declaração foi negociada em pouco mais de um mês, “tempo recorde”.

LEIA TAMBÉM:

window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

Embate sobre petróleo

Durante o evento Diálogos Amazônicos, que precedeu a cúpula, a ministra do meio ambiente da Colômbia, Susana Muhamad, reforçou o posicionamento do presidente Gustavo Petro ao pedir o fim do uso “amplo e progressivo” de petróleo na região da floresta.

Ela afirmou ser paradoxal a aprovação de mais exploração de petróleo na região em meio à crise climática. Entretanto, disse não acreditar em um acordo definitivo no momento diante da falta de entendimento entre os países ? o que inclui o Brasil.

A ministra Marina Silva afirmou que um possível acordo demanda convencimento e que nenhum presidente vai querer impor posições sobre os outros.

window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS