O mato-grossense Vanderson, do Monaco, está prestigiado no futebol mundial. O lateral-direito de 23 anos, natural de Rondonópolis, acumula a sua sexta convocação para a seleção brasileira, desta vez para os jogos contra Colômbia e Argentina, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
Nas últimas duas datas Fifa em 2024, Vanderson também foi convocado por Dorival Júnior para confrontos pelas Eliminatórias. O atleta assumiu o lugar de Danilo e foi titular na vitória contra o Peru por 4 a 0, na Arena Mané Garrincha, e no empate diante da Venezuela em 1 a 1, no Monumental de Maturín. Suspenso por cartões amarelos, Vanderson foi desfalque no empate em 1 a 1 contra o Uruguai, na última partida da seleção, ainda no ano passado.
A estreia de Vanderson na seleção foi nos acréscimos do amistoso contra Guiné, em junho de 2023, sob o comando de Ramon Menezes. Depois, em setembro do mesmo ano, ganhou chance no segundo tempo da partida contra o Peru pelas Eliminatórias, com Fernando Diniz. Posteriormente, ele foi convocado novamente por Diniz, mas acabou cortado por lesão no joelho.
Com Dorival Júnior, o lateral chega à terceira convocação, todas elas para as Eliminatórias da Copa. Nesta quarta-feira, o atleta está confirmado como titular na partida contra a Colômbia.
Atual temporada
Há quatro anos no Monaco, Vanderson mantém a titularidade absoluta. Na atual temporada, o jogador fez 34 jogos, marcou dois gols e deu quatro assistências. Foram nove jogos pela Liga dos Campeões da UEFA e o restante no Campeonato Francês, Copa da França e Troféu dos Campeões.
Nos últimos anos, ele teve o nome vinculado a negociações com Napoli, da Itália, e Tottenham, da Inglaterra, mas seguiu no Monaco, clube com o qual tem contrato até junho de 2028.
Trajetória
Nascido e criado em Rondonópolis, em Mato Grosso, Vanderson demorou a despontar no mundo da bola e cogitou abrir mão da carreira de atleta. Com poucas oportunidades nas categorias de base, ele chegou apenas aos 17 anos no Rio Branco de Americana-SP, por onde ficou por seis meses.
? Até falei com meus pais na época para tentar arrumar um trabalho para mim. Meu pai trabalhava na construção e não queria que eu seguisse por esse caminho, queria que eu fosse jogador. Mas o tempo foi passando, foi ficando difícil, e eu estava pensando em investir nos estudos para ter um futuro melhor ? contou o jogador, em entrevista ao ge em 2023.
Durante esse tempo, Vanderson teve o apoio de Sandro Hiroshi, ex-jogador de São Paulo e Flamengo, que é um dos investidores do Rio Branco-SP e passou a ser um dos empresários do lateral.
Do interior paulista, o lateral-direito seguiu para o Grêmio, clube pelo qual disputou 52 partidas antes de ser vendido por 11 milhões de euros (R$ 70 milhões na época) para o clube francês.
Eliminatórias da Copa do Mundo
A seleção brasileira entra em campo na noite desta quinta-feira, contra a Colômbia, a partir das 20h45 (MT), na Arena Mané Garrincha, em Brasília, pela 13ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo. O jogo seguinte será contra a Argentina, no dia 25 de março, no Monumental de Núñez.
Atualmente o Brasil está na quinta colocação da competição sul-americana, com 18 pontos em 12 jogos, sendo cinco vitórias, três empates e quatro derrotas.
Fonte GE Esportes