REDES SOCIAIS

40°C

Mesmo com movimento de Bolsonaro para entregar joias, TCU deve manter julgamento

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O Tribunal de Contas da União (TCU) deve manter nesta quarta-feira (15) o julgamento sobre as joias milionárias em posse do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A tendência é que a Corte determine que elas sejam entregues imediatamente à Receita Federal ou à Polícia Federal.

Segundo integrantes do TCU ouvidos pelo blog, o julgamento deve ser mantido mesmo depois da defesa de a Bolsonaro ter avisado à PF que vai entregar ao tribunal o conjunto de joias de luxo sauditas que ficaram com o ex-presidente da República.

LEIA TAMBÉM:

Os ministros avaliam que Bolsonaro se antecipou para evitar um desgaste com uma possível derrota em plenário, com a reversão da decisão cautelar do ministro Augusto Nardes, que causou forte contrariedade na Corte.

Na última quinta-feira (9), o ministro Nardes tornou Bolsonaro “fiel depositário” das joias, ou seja, entendeu que elas poderiam continuar em posse do ex-presidente, mas impedu o uso ou a venda dos presentes.

Segundo apurou o blog, o presidente do TCU, Bruno Dantas, deve falar na manhã desta quarta-feira com os ministros, mas a tendência de julgamento do caso está mantida.

Nas palavras de um ministro, também será determinada uma “ampla e detalhada auditoria para inventariar todos os presentes recebidos nos quatro anos de governo Bolsonaro, assim como foi feito com as gestões de Lula e Dilma Rousseff”.

Outro ministro do TCU foi além, e lembrou que há “outros presentes, como fuzil, que precisam ser devolvidos“.

Joias sauditas

O conjunto de joias que está em poder de Bolsonaro é composto por:

  • relógio
  • abotoaduras
  • anel
  • caneta
  • mosbaha (espécie de rosário)

Esse pacote chegou ao Brasil em outubro de 2021, na comitiva oficial do então ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. A comitiva representou o governo em viagem à Arábia Saudita.


window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS