REDES SOCIAIS

22°C

Mesmo com oposição da Igreja Ortodoxa, Grécia tem dia histórico e legaliza casamento entre pessoas do mesmo sexo

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O parlamento da Grécia aprovou nesta quinta-feira (15) um projeto de lei que permite o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. É uma vitória histórica para ativistas LGBTQIA+.

O projeto de lei foi aprovado por 176 votos a favor no parlamento com 300 assentos e se tornará lei quando for publicado no diário oficial do governo.

A lei dá aos casais formados por pessoas do mesmo sexo o direito de casar e adotar crianças. A comunidade LGBTQIA+ fez campanhas por décadas para que o tema fosse aprovado. A Grécia é tida como um país socialmente conservador –é uma nação de maioria cristã ortodoxa.

A Igreja Ortodoxa, que acredita que a homossexualidade é um pecado, é veementemente contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Antes mesmo da votação, uma pesquisa de opinião realizada com os moradores apontava que a maioria apoiava a reforma.

Na abertura do debate de dois dias, na quarta-feira (14), o Ministro de Estado Akis Skertsos argumentou que a maioria dos gregos já aceita a ideia de casamentos entre pessoas do mesmo sexo.

?Não estamos decidindo sobre mudanças nesta câmara?, disse ele. ?Já aconteceu… A sociedade muda e se desenvolve sem exigir a permissão do parlamento.?

Embora membros do partido de centro-direita Nova Democracia, do primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis, tenham se abstido ou votado contra o projeto de lei, ele ganhou apoio suficiente da oposição de esquerda, em um raro exemplo de unidade entre partidos, apesar do debate tenso.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS