REDES SOCIAIS

Your monthly usage limit has been reached. Please upgrade your Subscription Plan.

°C

Moraes se reúne pela segunda vez com ministro da Defesa após assumir presidência do TSE

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, recebeu nesta quarta-feira (31) o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, para uma segunda reunião.

O teor do encontro não foi divulgado. Nogueira tem reiterado ao TSE pedido de mudança no modelo de testagem das urnas eletrônicas.

Na semana passada, após a reunião com Nogueira, Moraes recebeu representantes da Polícia Federal. O encontro durou cerca de 30 minutos. Em seguida, representantes do movimento Pacto pela Democracia também foram recebidos pelo presidente do TSE.


window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

Na segunda (22), Moraes se reuniu com o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Na saída, Pacheco voltou a defender a segurança das urnas eletrônicas e o trabalho da Justiça Eleitoral ? discurso que vem sendo ecoado por diversas autoridades do país nas últimas semanas.

Defesa e TSE

O Ministério da Defesa, na contramão desse movimento de defesa da Justiça Eleitoral, vem encampando as suspeitas e os ataques infundados do presidente Jair Bolsonaro à segurança das urnas eletrônicas e à transparência do sistema eleitoral.

Nos últimos meses, como membro da Comissão de Transparência das Eleições, o Exército reclamou de não ser “prestigiado” e cobrou “discussão técnica” sobre a lista de sugestões enviadas pelos militares ao tribunal.

Na prática, a maior parte das sugestões já tinha sido acatada ou era redundante ? e a decisão de rejeitar algumas das ideias já tinha sido justificada em documentos públicos.

Em um desses momentos de contestação, no início de agosto, o Ministério da Defesa enviou ofício “urgentíssimo” ao TSE pedindo acesso ao código-fonte das urnas eletrônicas. Em resposta, o tribunal esclareceu que o governo já poderia ter acessado o material desde 2021 e que as equipes estavam autorizadas a inspecionar o código naquela mesma semana.

VÍDEOS: notícias de política

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS