O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou ao blog que a Polícia Federal (PF) deve ser fortalecida e valorizada para combater o crime organizado no país.
De acordo com ele, os debates sobre o projeto de lei Antifacção e o tema da segurança pública não podem ser “transformados em palco de disputa ou em busca de holofote”.
?A Polícia Federal precisa ser fortalecida e valorizada, com estrutura, tecnologia e condições adequadas para enfrentar o crime organizado com eficiência. Uma PF forte é uma garantia de proteção ao país e de justiça para a população”, afirmou o deputado.
O papel da Polícia Federal no combate ao crime organizado e a atuação das forças de segurança federais tem sido questionado após o deputado federal Guilherme Derrite (PP-SP), relator do projeto de lei Antifacção na Câmara dos Deputados, propor uma série de mudanças no texto do governo.
?Reconheço o esforço do deputado Derrite pelo diálogo constante e pela postura aberta à construção coletiva. Em temas tão sensíveis, essa capacidade de ouvir e articular é fundamental.?
Motta, no entanto, alertou para a polarização no debate da segurança pública.
?Segurança pública não pode ser transformada em palco de disputa ou em busca de holofote. O assunto exige responsabilidade e respeito entre todos os envolvidos. Temos diversidade de partidos e ideias, e é necessário ter espírito democrático para dialogarmos sobre as divergências?, destacou.
?O Parlamento é o espaço legítimo para ampliar o debate, concordar ou discordar, ajustar ideias e melhorar propostas. É com maturidade, escuta e compromisso que construiremos soluções mais sólidas para proteger o país”, prosseguiu.
Fonte G1 Brasília