Composição de chapa para Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para o biênio de 2023/2024 deve ser apresentada até as 18h da próxima segunda-feira (30). A informação consta no Edital de Convocação Nº 001/2023, publicado nesta segunda-feira (23). O pleito ocorrerá em 1° de fevereiro e possivelmente será disputado com chapa única, encabeçada por Eduardo Botelho (UB) e Max Russi (PSB).
A apuração da votação, que será secreta, fica sob responsabilidade dos deputados Sebastião Rezende (UB), Janaina Riva (MDB) e Max Russi (PSB). Por enquanto, aparecem apenas os nomes de Botelho para a reeleição a presidência e Russi como primeiro-secretário, repetindo a dobradinha. Janaina Riva (MDB) deve ser vice-presidente. Os outros quatro cargos, como segundo vice-presidente, segundo-secretário, terceiro-secretário e quarto-secretário devem ser definido ainda nesta semana.
O Edital de Convocação destaca que no dia da eleição, será anunciado ao plenário as chapas homologadas, bem como seus integrantes e sua numeração. A votação será secreta, mediante apresentação de cédula completa, e por maioria absoluta de votos. Caso não seja obtida a maioria absoluta, será eleita a composição que alcançar maioria relativa em segunda votação.
“O prazo e horário para inscrição de chapas são improrrogáveis e a votação será secreta, mediante cédulas impressas, com a indicação dos nomes dos candidatos e respectivos cargos, as quais serão recolhidas em urna, nos termos do Regimento Interno”, traz trecho do Edital.
Fonte: Isso É Notícia