REDES SOCIAIS

26°C

Novo ministro da Justiça toma posse com tarefa de melhorar desempenho da gestão Lula na segurança pública

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O procurador de Justiça aposentado Wellington César Lima e Silva assumiu nesta quinta-feira (15) o comando do Ministério da Justiça e Segurança Pública em uma cerimônia no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Lima e Silva assume o Ministério da Justiça e Segurança Pública com a missão de fortalecer a agenda da Segurança Pública, considerada um dos pontos mais sensíveis do governo federal em ano eleitoral.

Wellington Lima e Silva substitui Ricardo Lewandowski na função e terá como principal tarefa melhorar a imagem da gestão Lula na segurança pública. Antes de assumir o ministério, ele chefiava a advocacia-geral da Petrobras.

Lewandowski, que é ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), deixou o Ministério da Justiça na semana passada.

@media (min-width: 768px) {
.cxm-block-video__container–vertical #wp3-player-901ru .clappr-player .poster__play-wrapper > svg {
width: 50%;
height: 50%;
}
}

Nesta quarta (14), véspera da posse, o novo ministro da Justiça participou de várias reuniões em que lhe foram apresentadas as demandas da pasta.

Lima e Silva recebeu relatórios sobre as atividades desenvolvidas no MJ e se reuniu com o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, e com o chefe da Polícia Rodoviária Federal, Antônio Fernando.

Desafios

Entre os principais desafios está o dialogo com o Congresso Nacional em torno da PEC da Segurança Pública.

Durante a tramitação da proposta, em dezembro de 2025, foi retirada do relatório a prerrogativa da União para legislar sobre o tema, um trecho que ampliava o papel do governo federal. Diante do impasse, a votação acabou adiada para este ano.

O enfrentamento ao crime organizado ganhou ainda mais destaque após a operação policial no Rio de Janeiro que resultou em 121 mortos nos Complexos da Penha e do Alemão.

Lima e Silva também terá como desafio manter uma relação equilibrada com os governadores, responsáveis pela execução das políticas de segurança nos estados.

Congressistas defendiam o desmembramento do Ministério da Justiça em dois, com a criação de uma pasta exclusiva da Segurança Pública, mas Lula não concordou com a ideia.

Quem é o novo ministro?

Wellington César Lima e Silva já ocupou, por um breve período, o cargo de ministro da Justiça no governo Dilma Rousseff. Mais recentemente, foi secretário de Assuntos Jurídicos da Presidência da República, entre 2023 e julho do ano passado, quando assumiu a advocacia-geral da Petrobras.

Ele também foi indicado procurador-geral de Justiça da Bahia pelo então governador Jaques Wagner, período em que teve atuação destacada no combate ao crime organizado.

Além de procurador-geral de Justiça do Estado da Bahia, Lima e Silva foi procurador-geral de Justiça adjunto para Assuntos Jurídicos.

É mestre em Direito Penal e Criminologia pela Universidade Cândido Mendes (RJ) e concluiu os créditos de doutorado na mesma área pela Universidade Pablo de Olavide, em Sevilha, na Espanha. Também atuou como professor de Direito Penal em cursos de graduação e pós-graduação.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS